A organização americana que promove a ciência e a educação entre a população indígena dos Estados Unidos – Bureau of Indian Education – introduziu recentemente um novo logotipo. Esta é a primeira vez que o logotipo é alterado desde 2006. O Bureau of Indian Education está empenhado em fortalecer a posição cultural dos índios e estabelecer as bases para um futuro de sucesso para seus filhos.
Vale ressaltar que o projeto inicial foi feito por Kayla Jackson, representante da University of Indian Nations Haskell Bureau (Kansas).
Ao longo dos últimos anos, a marca tem vindo a trabalhar no seu desenvolvimento, formulando uma estratégia e uma formação estruturada de forma única.
De um modo geral, esta instituição de ensino é uma provedora de serviços educacionais necessários para os povos indígenas da região. Ao mesmo tempo, graças aos esforços dos iniciadores do rebranding, agentes de educação e outros representantes, a marca começou a construir seu potencial, o que indica que em breve irá além da redistribuição do mercado americano usual. Existe o potencial de se tornar uma marca global que demonstre engajamento, honre a herança indígena e atenda os alunos com dedicação.
Os alunos foram convidados a participar de um concurso para escolher o melhor logotipo. A vencedora Kayla Jackson acredita que a melhor representação do setor educacional é uma solução gráfica em forma de livro aberto, e o símbolo da população indígena é uma figura com roupas autênticas, mocassins, com faixa na cabeça e penteado característico. As quatro linhas do livro significam a mudança dos tempos, as quatro direções dos elementos, os quatro estágios da vida e as quatro plantas sagradas.
O logotipo é um emblema circular, dentro do qual um estudante indiano fica de frente para o sol com os braços estendidos para o lado. A orla circular é em areia e branco, enquanto as inscrições no interior são em letras verdes escuras e marrons. O nome da organização educacional e o slogan “Cultura, Conhecimento, Liderança” também ostentam aqui.
Em geral, está na moda dizer que o logotipo é feito de maneira muito simples, que atrai com brevidade, tons suaves e uma sinceridade incrível.
Somente uma pessoa que faz parte dessa comunidade original pode mostrar uma cultura autêntica e se conectar com as tendências modernas da educação e da vida em geral.
O logotipo parece simples demais para uma organização internacional. Mas é por isso que é valioso, o que reflete a filosofia da marca e os valores que ela carrega.
É possível que em um futuro próximo haja uma mudança no logotipo, pois ainda prevalece a tendência ao minimalismo no design moderno. Mas pode-se afirmar com certeza que no momento esta é a melhor opção para a auto-identificação da organização e posicionamento no campo. Uma ênfase lógica especial pode ser vista no fato de que o nativo retratado está aberto a novos conhecimentos, sua postura fala de suscetibilidade ao novo, ao desconhecido. Esta é uma ilustração do comportamento dos alunos que acabam de embarcar no caminho do conhecimento, absorvem avidamente o conhecimento e estão ansiosos para se mostrar em toda a sua glória.