O Blogger é uma plataforma virtual americana para manter registros individuais e publicar conteúdo em blogs. É um serviço multiusuário que permite marcar o momento de criação de cada postagem. O serviço foi fundado pela Pyra Labs, que mais tarde foi adquirida pelo Google. O lançamento inicial da plataforma é no verão de 1999.
Significado e história
Em seu quarto ano de operação, o Blogger foi adquirido pelo Google, um e-service internacional. O negócio ocorreu em 2003. Até maio de 2010, a plataforma permitia hospedar blogs via FTP em seu host. Como alternativa, eles podem ser servidos a partir de um domínio pessoal pertencente aos usuários, mas usando ferramentas DNS para redirecionar aos servidores do Google. São permitidos até cem blogs por proprietário de conta registrada (ou seja, por conta). O serviço da web tem seu próprio logotipo imediatamente após sua abertura. No total, ele possui cinco emblemas.
1999 – 2001
O primeiro logótipo é um lettering porque se destinava à divulgação de informação sobre o novo serviço. Para fazer isso, os autores colocaram letras azuis escuras com bordas azuis em um fundo totalmente branco. A palavra “blogger” contém caracteres minúsculos sans serif largos. Eles estão localizados próximos um do outro, mas não tanto a ponto de se fundirem – eles ainda estão separados por linhas finas em azul claro. As letras são iguais, da mesma altura – mesmo aquelas com partes salientes.
2001 – 2010
Em 2001, o serviço passou por uma reformulação de marca, para que todos os componentes fossem atualizados, inclusive a identidade. Agora, as letras em azul escuro são complementadas por um pequeno ícone na forma de um único “B”. Possui forma original com metade inferior alongada horizontalmente. O símbolo branco está localizado em um fundo laranja. É um quadrado com cantos arredondados. À direita está o nome do serviço de Internet. Os desenvolvedores substituíram a velha fonte larga por uma nova e fina com letras altas. O primeiro caractere é maiúsculo, o resto permanece minúsculo como antes.
2010 – 2013
Em 2010, vários destaques apareceram no emblema, que o reviveu e o tornou tridimensional. Há também uma transição gradiente de muitos tons de laranja. Uma concentração especial de pontos de luz é observada no canto superior esquerdo. O arredondamento dos cantos tornou-se muito mais pronunciado. Os espaços entre as letras tinham o formato de fendas estreitas. A parte inferior “B” é esticada ainda mais horizontalmente. Mas os designers removeram o texto do logotipo oficial e sugeriram usar apenas o ícone.
2013 – 2016
Nos três anos seguintes, o site escolheu uma versão simplificada da marca individual. Ou seja, os desenvolvedores removeram o efeito 3D dele, deixando a modificação plana. A necessidade disso surgiu devido à massiva distribuição de diversas mídias no mercado eletrônico. Portanto, a empresa queria que o ícone fosse exibido corretamente neles, independentemente do tipo e tamanho da tela. A cor do emblema também mudou: de um laranja rico, passou a ser claro.
2016 – presente
Na versão atual, os cantos do quadrado não são tão arredondados como costumavam ser, e “B” ocupa um pouco menos de espaço do que em outros logotipos. Além disso, os designers devolveram uma cor rica para enfatizar a intensidade do serviço e sua importância. Uma sombra oblíqua desce da letra central para a esquerda, o que cria o efeito de seu realismo. Além disso, os desenvolvedores devolveram o texto ao logotipo, de modo que o nome da plataforma web fica localizado à direita do ícone. O Blogger é escrito em finos caracteres cinza.
Fonte e cores do logotipo
A evolução da identidade avançou aos trancos e barrancos: o logotipo era simples ou complexo, alternando constantemente. A simplificação foi usar um ícone com um único “B”. E a complicação era devolver a parte do texto. Um emblema equilibrado está agora em uso na versão completa – tanto com gráficos quanto com uma inscrição.
Nos primeiros logotipos, a inscrição era feita em fonte próxima à Kyrial Sans Pro Bold – com letras mais alongadas e salto plano “L”. Também é semelhante à fonte Info Disp Semibold Roman projetada por Erik Spiekermann. Para a versão atual, os designers escolheram Sequel Sans Head Roman.
A paleta de marcas registradas deste site é laranja-areia # ff561c combinada com branco. No início também era azul escuro, mas agora foi substituído por cinza cinza.