A história do clube começou em 1875 com a reunião de ex-alunos em algum hotel local, onde várias escolas de Blackburn decidiram criar um time de futebol. Deve-se mencionar que, então, a equipe não consistia inteiramente de paroquianos de nenhuma igreja e não era uma consequência do fim da temporada do torneio de críquete como a maioria das equipes. Claro, eles não deviam um estádio e, portanto, não tinham nenhuma receita. No início, o time era financiado por jogadores. No primeiro ano, Blackburn conseguiu fazer uma bolsa de 2 libras e 40 pence. É difícil falar em quanto dinheiro (foram muitos ou não), mas foi o suficiente para comprar um bar de futebol por 44 pence e uma bola por 75.
Os Rovers estão na origem do futebol inglês. Esta equipe e outros 11 clubes criaram a Liga de Futebol da Inglaterra. O grupo participava regularmente de competições esportivas e foi um dos líderes até 1936.
Seu primeiro campo de futebol foi criado pelos jogadores, que apenas marcavam as linhas. No meio da área, havia um buraco cheio de água para as vacas. Assim, para a hora dos jogos, a barreira foi coberta com tábuas e encimada com chão e grama. Portanto, é óbvio por que os Rovers mudavam seu campo de futebol com tanta frequência. Porém, em 1890, os executivos adquiriram o Ewood Park Stadium, onde o time jogou até hoje, que é o recorde para a Premier League.
À primeira vista, o Blackburn pode parecer um clube conservador, que não tenta mudar nada. Os uniformes do futebol em casa não mudam há mais de 100 anos de história, e o estádio continua o mesmo. Então, por que, Rovers? Este nome não corresponde à atividade do clube. A questão é que essa palavra foi adicionada a muitos times de futebol da época, simbolizando um caminho para a vitória. No início da existência do clube, os jogadores do Blackburn aprovaram com sucesso sua força e os fãs se acostumaram com o apelido puro e sincero.
O segundo nome não oficial do clube é “The Riversiders”. O significado é explicado pela localização do estádio do clube que ficava perto do rio Darwen. “Azuis e Brancos” é o terceiro apelido da equipe que nos informa sobre as cores tradicionais do clube. O último é esporádico, por isso é difícil chamá-lo de um apelido real.
Significado e História
O Blackburn Rovers Club é um adepto das tradições históricas. Por um século e meio, o clube mudou apenas seis logotipos. Além disso, três deles são semelhantes em estilo e diferem apenas no design de cores.
O logotipo do Blackburn Rovers tinha uma imagem da Rosa Vermelha de Lancaster e uma inscrição “Arte et Labore” em latim na parte inferior do escudo que se traduz como “Pela arte e pelo“ trabalho. Esses elementos foram salvos ao longo da história da existência do clube. O lema latino foi emprestado do brasão da cidade, e a rosa era um símbolo do condado de Lancashire, onde Blackburn está localizada.
O significado dos elementos do logotipo moderno do Blackburn Rovers:
- A rosa vermelha é o símbolo do condado de Lancashire, onde Blackburn está localizada. A bela flor no emblema do clube duplica o emblema da casa Lancaster. Tem sua associação devido à Guerra dos Trinta Anos pelo Trono (1455-1485), conhecida na história como a Guerra das Rosas.
- Blackburn Rovers FC é o nome completo do clube. “Rovers” é o apelido histórico do clube, e, segundo se acredita, seu surgimento foi causado pelo fato de que a primeira vez o time não teve seu campo de futebol e portões.
- 1875 é a data de fundação do clube.
- “Arte et Labore” é o lema do clube, traduzido literalmente do latim como “Pela arte e pelo“ trabalho. Existe outra variante de tradução: “habilidade e diligência”. Antes da criação do clube de futebol, este lema foi usado pela Câmara Municipal de Blackburn.
1875 – 1878
O primeiro emblema representa a cruz de Malta, um símbolo da Ordem de São João. Uma figura azul de oito pontas está posicionada contra um fundo branco. Associadas a este símbolo estão as escolas públicas frequentadas por Arthur Constantine e John Lewis, os fundadores do time de futebol.
1960 – 1974
Na final da FA Cup de 1960, o logotipo do clube era o brasão do Blackburn. Três abelhas são desenhadas em um escudo estilizado. Eles representam a história industrial da região. O campo branco denota a indústria de guingão que contribuiu para o desenvolvimento da economia local. Acima, no carretel do tear, está uma pomba – outro símbolo da cidade.
1974 – 1989
Em 1974, a Rosa Escarlate de Lancaster apareceu pela primeira vez no emblema – um sinal heráldico da bandeira do Condado de Lancashire. Ela ficou famosa pela Guerra dos Trinta Anos pelo trono. Sob a flor está B.R.F.C. Esta é uma abreviatura do nome completo do clube – Blackburn Rovers Football Club.
1990
Na temporada de 1989-1990. a equipe começou a usar um novo logotipo. A rosa é retratada de uma vista lateral, junto com uma alça e folhas. Ela é cercada por um anel azul que diz “Blackburn Rovers F.C.”, “18” e “75”. 1875 – o ano em que o clube foi fundado. Abaixo está o mote “Arte et Labore” (Habilidade e trabalho árduo). A mesma frase em latim adornava o emblema de 1875 e o brasão da cidade.
1990 – 2000
Um redesenho foi realizado na virada do milênio. O estilo de pintura mudou: o desenho da rosa tornou-se esquemático. Em vez de um único contorno laranja, apareceu um duplo – preto e amarelo. As inscrições são feitas na mesma faixa. A cor do anel é quase azul.
2000 – presente
Os designers trouxeram de volta a flor sofisticada que estava na primeira versão do logotipo e estreitaram a parte preta do contorno. O resto dos elementos permanecem inalterados.
Fonte e cores do logotipo
A placa gráfica moderna do clube consiste em um círculo branco dentro de um anel azul com dois contornos amarelos. Mas essa é apenas a base que lhe dá sua forma clássica. Outros elementos são responsáveis pela parte semântica. Por exemplo, o círculo contém uma rosa vermelha – o símbolo da Lancaster House e do condado de Lancashire. O interior do anel diz “Blackburn Rovers F. C.”, “18” e “75”. A frase é o nome completo da equipe. Acredita-se que os jogadores ganharam o apelido quando não possuíam campo de futebol próprio.
Os números somam “1875”, o ano de estreia dos Blackburn Rovers. Na parte inferior, há um retângulo branco com as palavras “ARTE ET LABORE”. Esta frase agora é usada pelo clube como um lema oficial, e antes era o emblema da Câmara Municipal de Blackburn. Pode ser traduzido como “Habilidade e diligência” ou “Pela arte e pelo trabalho”.
Todos os logotipos são grotescos do tipo sans serif. É chamado Helvetica Bold e foi publicado pela primeira vez pela Linotype AG. Seus autores são os impressores Max Miedinger e Eduard Hoffmann.
Em termos de correspondência de cores, o emblema parece harmonioso: o círculo é branco neutro, o anel é azul pastel, a inscrição é amarela restrita, os contornos são finos e pretos. Contra seu fundo, uma rosa vermelha com um caule e folhas verdes parece ótima. Acontece que o desenho não está sobrecarregado com elementos brilhantes e ao mesmo tempo toda a atenção está voltada para a flor importante para Lancashire.