BlaBlaCar é uma plataforma online privada de companheiros de viagem. Ele conecta potenciais passageiros com motoristas que são encaminhados ao longo de uma determinada rota e compensa o custo da viagem – é dividido proporcionalmente entre todos os participantes. Para isso, o serviço conta com um site e aplicativos móveis. Ela não possui frota própria de veículos, pois é uma corretora com uma taxa de reserva de 18 a 21%. O serviço opera em 22 países do mundo – principalmente na Europa e na América Latina. Sua sede está localizada na capital da França – na cidade de Paris. O site foi fundado por Frédéric Mazzella junto com Francis Nappez e Nicolas Brusson. A época de sua aparição é 2006.
Significado e história
O que é BlaBlaCar?
BlaBlaCar é uma plataforma e aplicativo online popular para compartilhamento de viagens de longa distância. Reúne 60 milhões de motoristas em 22 países ao redor do mundo e ajuda a selecionar as pessoas que viajam na mesma direção para compensar o custo da estrada. O pagamento é compartilhado por cada participante da viagem. Os membros do grupo também indicam o nível de sua fala, para que os companheiros de viagem se sintam o mais à vontade possível na viagem. A época de aparecimento do serviço é 2006. Seu fundador é Frédéric Mazzella. A localização da sede é Paris (França).
Primeiro, o francês Vincent Caron comprou o nome de domínio Covoiturage.fr e depois abriu a empresa com o mesmo nome. Isso aconteceu em 2004. Em 2006, vendeu a plataforma de Internet para Frédéric Mazzella, que criou a Comuto a partir dela. Ela era dona de uma concessionária de carros.
Dois anos depois, o serviço de transporte lançou mais um serviço de Internet – desta vez relacionado a aspectos sociais. Nele você pode encontrar recomendações, biografias, depoimentos e perfis. Ou seja, Covoiturage.fr era tanto um site de viagens, um recurso de recomendação na web e uma plataforma de comunidade. E no final de 2008, também se tornou a fonte número um da França para compartilhamento de carros.
Ano após ano, a área de cobertura do serviço aumentou, tantos países europeus entraram gradualmente. Em 2012, foi lançado um serviço de reservas na BlaBlaCar: potenciais passageiros pagam a viagem online, e a plataforma web transfere parte do dinheiro do preço da passagem para os motoristas. Esse modelo de negócios é uma maneira de motivar os proprietários de transporte a cooperar. Agora, o grupo tem 100 milhões de membros.
O serviço recebeu esse nome em conexão com a escala de classificação, que caracteriza uma viagem com um motorista específico quanto ao nível de locução. Um “Bla” é para quem não é falante, “BlaBla” é para pessoas com nível médio de locução e para quem gosta de falar, “BlaBlaBla” caracteriza os mais falantes – aqueles que não conseguem se calar. . E “Carro”, respectivamente, significa um carro. Desde a sua criação, o site teve dois logotipos. Sua história está em contagem regressiva desde o surgimento do nome original do serviço para a seleção de viagens conjuntas.
2013 – 2018
O emblema corporativo, introduzido no início da carreira do serviço BlaBlaCar, continha apenas seu nome. Foi dividido por cores em três partes: o primeiro fragmento era verde, o segundo era azul e o terceiro era vermelho com um toque de fúcsia. Os elementos constituintes estavam separados, ou seja, não estavam conectados. As duas primeiras palavras foram dispostas na diagonal com o mesmo ângulo de inclinação, e a terceira ficou na horizontal. O logotipo não continha mais nada – era o mais conciso possível, sem detalhes exclusivos e acentos desnecessários. O texto estava em negrito: letras largas sem serifa. O foco principal foi encontrar quem quer se divertir na viagem, conversando com os companheiros de viagem.
2018 – presente
Após o redesenho de 2018, o logotipo da BlaBlaCar mudou completamente seu estilo. Tornou-se mais rigoroso, mais confiante e moderno. Agora a inscrição é feita em tipo simples e sem grande desnível entre seus componentes. Todas as três partes são mescladas, mas cada palavra começa com uma letra maiúscula. Os personagens são ousados, puros, azul escuro com um toque de verde.
No lado esquerdo está o nome da marca do serviço online – dois “b” minúsculos, que são levemente sobrepostos um ao outro. Sua conexão é tão leve que as letras parecem duas vírgulas na forma de aspas iniciais. Um deles é azul escuro, repetindo a cor da inscrição, o segundo é azul. E o local de sobreposição é pintado de verde claro. Uma conexão tão delicada reflete o objetivo principal de um corretor de transporte – encontrar companheiros de viagem falantes com quem seja interessante viajar. A expressão clássica “blah blah” sugere isso. A abreviatura inusitada também ilustra a relação que ocorre durante a viagem entre o motorista e o passageiro. Também se refere a assentos de carro.
Nos primeiros anos, o logotipo da plataforma online BlaBlaCar era divertido e frívolo. Mas depois, quando o serviço provou ser um serviço prático e procurado, os proprietários mudaram para um design rigoroso. Eles removeram o efeito de alegria: conectaram as três partes do nome, corrigiram a inclinação e alinharam a palavra horizontalmente. Eles também ajustaram a paleta de cores para combinar com o novo estilo do logotipo. O desenvolvimento de uma versão madura da identidade visual ficou a cargo da agência Koto.
Fonte e cores do logotipo
Na primeira versão do logotipo, o tipo de letra Tahoma Bold foi usado para a inscrição. Na segunda preferência é dada a um estilo neutro com linhas geométricas estritas. Esta é uma fonte personalizada criada por Grilli Type. É uma adaptação do GT Eesti.
A paleta corporativa é diversificada: o emblema de estreia é dominado por cores vivas (verde, vermelho, azul), enquanto o moderno é de tons reservados (azul escuro com verde). Destacam a simpatia e profissionalismo da empresa.