A história do Birmingham Royal Ballet é variada e um pouco confusa. Fundado em sua última versão em 1946, teve como base a formação de 1932. Estabelecido como o teatro de balé Sadler’s Wells, o grupo atuou até 1940. Tendo caído sob o bombardeio deste ano, a trupe, já incompleta, continuou a percorrer o país. Em 1946, o balé encontrou seu novo lar como a Royal Opera House, Covent Garden. Continuando a familiarizar a todos com o balé clássico, demonstrando as mais altas habilidades, em 1990 mudou-se para Birmingham, onde o nome foi alterado para o atual. Hoje, a trupe é considerada a melhor do mundo, graças não só a um alto nível de profissionalismo, mas também à capacidade de criar inovações artísticas e adesão à responsabilidade artística.
Hoje, o primeiro-ministro da companhia é um notável dançarino e coreógrafo – Carlos Acosta, que teve um enorme impacto na formação de uma nova visão do Birmingham Royal Ballet, como um clássico de nível mundial. Isso ampliou o alcance da capacidade da trupe de conquistar novos fãs, possibilitou a realização de novos trabalhos, para ter um impacto significativo na sociedade. Todos esses pontos importantes estão refletidos no novo sistema de identificação, baseado no uso de uma marca nominativa desenvolvida, que é colocada em toda a largura do logotipo. No sistema de visualização, com cores vivas e fotografias dinâmicas, foram utilizadas imagens que unem a empresa e chamam a atenção. Com a ajuda deles, a marca demonstra a capacidade de apenas “alcançar e aumentar o volume” de sua voz e habilidade. A atualização se tornou uma solução multiplataforma que permite levar o balé a um nível totalmente novo, colocá-lo em novos lugares – na criatividade, no grau de impacto emocional, no sentido físico e na visualização digital.
A forma da palavra é a base do logotipo. Baseou-se na arquitetura distinta de várias fontes, que criam uma composição única e harmoniosa com a marca nominativa criada. Isso tornou possível criar um gerenciamento conveniente de todos os aplicativos, garantindo o impacto mais eficaz. Dançarinos de corpo inteiro em uma moldura de cor favorável são apresentados em uma apresentação vantajosa, glorificando seu atletismo e esportividade. Ao mesmo tempo, todas as regras clássicas para a execução de linhas e conexão de enredos são preservadas. Toda a identidade da marca se distingue pela dinâmica, coragem e beleza característica do próprio balé.