As Instituições de Pesquisa Internacionais Britânicas são uma comunidade de parceiros de pesquisa nas artes, humanidades e ciências sociais que estão comprometidos em promover a ciência, iluminar a cultura, aprender e preservar o patrimônio cultural notável e apoiar a cooperação internacional.
No final da década de 1880, quando esta organização foi fundada, consistia em oito institutos: British Institute em Ankara, British Institute na África Oriental, British Institute for Persa Studies, British Institute for the Study of Iraq, British School em Atenas, British School in Rome , Council British Studies in the Levant e a Society for Libyan Studies.
Juntos, esses institutos estudam cultura e trocam experiências há 700 anos, 40 países aderiram ao estudo de diversas questões humanitárias e, no período de 2019 a 2020, mais de 20.000 pessoas realizaram diversas pesquisas científicas e espaços de coworking com seus ajuda.
Este ano, a organização decidiu fortalecer a conexão por meio de uma identidade comum e desenvolver uma identidade corporativa para instituições internacionais do Reino Unido.
A única agência se engajou no desenvolvimento de design visual. Foi criada uma imagem unificadora – uma estrela, que se constrói graças a 8 pontas que simbolizam as instituições. Uma estrela é um símbolo de luz, iluminação, um caminho encontrado, uma estrada para o conhecimento. A estrela é um símbolo do fato de que existe algo inabalável, brilhante e sem fim. Isso é curiosidade, clareza de espírito, percepção.
O logotipo se parece com uma estrela em uma lacuna, delineada em contornos pretos de quartos de um círculo. Perto está uma inscrição preta em letras maiúsculas BIRI.
Parece muito elegante, bonito e extraordinário ao mesmo tempo. Solidez, autoridade, homenagem à memória de sucessos passados, historicismo e reflexão à luz do saber – é isso que está na nova identidade.
A propósito, a fonte parece normal. Serifas, sem acentos cativantes. Não há simbolismo a ser usado como mais uma ferramenta de comunicação com a missão da marca.
Mas isso seria um detalhe desnecessário que estragaria a impressão geral do logotipo.
Cores que vão do verde persa ao azul levantino ajudam a equilibrar a identidade da organização da instituição.
Foi uma ótima ideia conectar instituições com uma marca comum com uma identidade que não só é fácil de perceber e lembrar, mas também carrega uma carga semântica. Afinal, os símbolos de uma caneta, uma coluna, um mapa e um globo foram derrotados há muito tempo. Agora uma nova estrela se acendeu – a marca BIRI está se tornando uma base ainda mais sólida para cooperação e parceria internacional. Graças à nova imagem, a organização poderá concretizar com eficácia os seus desenvolvimentos, falar em simpósios científicos, representando com orgulho uma série dos maiores institutos envolvidos na popularização da ciência e da cultura.