Besiktas Logo

Besiktas Logo

O clube de ginástica Besiktas foi fundado na área da parte europeia de Istambul em março de 1903. Luta livre, boxe, levantamento de peso e ginástica foram as primeiras direções esportivas da nova sociedade atlética. A seção de futebol apareceu lá apenas em 1911, mas logo se tornou a principal afiliada.

Inicialmente, vermelho e branco eram as cores do Besiktas. Mas após a derrota nas guerras dos Bálcãs (1912-1913), a coloração foi alterada para preto e branco em um sinal de tristeza pelos territórios perdidos. Foi uma decisão temporária até que os turcos conquistassem todas as terras dos Bálcãs. Infelizmente, não houve vingança e as cores do clube permaneceram em preto e branco.

Significado e História

Besiktas Logo Historia

O primeiro logotipo Besiktas foi criado em 1915. Consistia na palavra Besiktas (na parte superior) e nas letras J (direita) e K (esquerda), escritas em árabe. Esta versão do emblema foi usada até 1928, quando a Turquia mudou do alfabeto árabe para o latino.

O emblema “europeu”, publicado oficialmente em 1928, diferia não só na inscrição mas também na aparência, assumindo a forma de um escudo heráldico. No início, era uma configuração intrincada de 10 carvões, que assumiu um aspecto moderno após o rebranding de 1953 (para o 50º aniversário do clube).

No novo logotipo do Besiktas, a bandeira turca mudou de canto para centro como um lembrete de que o Besiktas, como uma seleção nacional, realizou um amistoso com a seleção grega em sua arena Dolmabahce Stadon em 16 de maio de 1952. O jogo terminou com um resultado 0: 1.

Desde 1992, quando Besiktas se tornou o campeão do país pela 10ª vez, uma versão “cerimonial” do sinal tem sido usada periodicamente. É decorado com duas estrelas campeãs (o princípio “5 vitórias – 1 estrela” funciona na Turquia).

1903

Besiktas Logo 1903

O primeiro logotipo do Besiktas era circular e continha letras árabes. Acima estava o nome da equipe, à direita – a letra “J”, à esquerda – “K”. Os símbolos autônomos denotavam as iniciais Jimnastik Kulübü. A versão em árabe estava em uso até cerca de 1930. Quando a Turquia mudou para o alfabeto latino, o clube ganhou um emblema diferente – desta vez na forma de um escudo heráldico. Além das inscrições, a disposição dos elementos mudou: os designers deram um novo visual à bandeira turca e a colocaram no centro.

1959

Besiktas Logo 1959

Na década de 1950. o logotipo adquiriu um aspecto moderno. Agora as iniciais Besiktas Jimnastik Kulübü estão no topo, e o ano de estreia da equipe (1903) está na parte inferior. Entre eles está um pequeno escudo heráldico vermelho com uma estrela branca e uma lua crescente. O mesmo escudo, mas muito maior, serve de fundo para todos os elementos. É alinhado com linhas verticais em preto e branco.

Fonte e cores do logotipo

Besiktas Emblema

A bandeira turca, que está no centro do logotipo, lembra que o Besiktas é a primeira organização esportiva do país. Além disso, outra mensagem é criptografada no sinal gráfico: listras pretas e brancas junto com outras partes constituintes do emblema formam o número 1319. Este é o ano em que o clube foi fundado de acordo com o calendário islâmico, que é equivalente a 1903 de acordo com o sistema de cronologia gregoriano. Além disso, por um curto período, foi usada a versão com estrelas acima do escudo, onde cada estrela de cinco pontas denotava vitórias em campeonatos.

Besiktas Simbolo

Desde que as letras se tornaram latinas, dois tipos de fontes foram apresentados nos logotipos Besiktas. A primeira é uma fonte sans serif padrão e a segunda é uma fonte personalizada com serifas e elementos decorativos.

Quanto à paleta de cores, nem tudo é tão simples. Há um mito de que as primeiras cores oficiais de um time de futebol eram o branco e o vermelho, e a combinação preto e branco só apareceu após a Guerra dos Balcãs, que terminou em 1913. Segundo a lenda, o clube usava o preto como sinal de luto. Algumas fontes escritas fornecem as mesmas informações.

A própria equipe nega tais rumores. Por ocasião do seu centenário, apresentou o seu primeiro emblema – prova de que as suas cores sempre foram o preto e o branco. No entanto, o vermelho também não fica de lado, pois é uma parte importante da bandeira turca, retratada no escudo do meio.