O Sport Lisboa e Benfica, mais conhecido por Benfica, foi fundado em 1904. Os seus sucessos são lendários, embora os fracassos também não passem despercebidos. Por exemplo, o mito da “maldição de Béla Guttman” já existe há muito tempo.
Tudo começou em 1962, quando os donos do clube se recusaram a aumentar o salário da famosa técnica Béla Guttman. O homem indignado saiu e anunciou que o Benfica iria perder todos os Campeonatos da Europa ao longo de cem anos. Até ao momento, a previsão tem vindo a concretizar-se: desde então, o clube não conseguiu conquistar uma única Eurocup, embora se dê bem noutras competições.
Significado e história
O Benfica é merecidamente considerado o clube com mais título de Portugal. Talvez um antigo talismã – a águia Vitória, cujo apelido se traduz por “Vitória”, o leva à vitória. Este pássaro está representado em quase todos os emblemas da equipe: ele observa de perto o que está acontecendo com o escudo heráldico. Mas parece que a “maldição de Béla Guttman” é muito dura para ela.
1904 – 1908
Em 1904 foi criado o Sport Lisboa – principal antecessor do Benfica. Ao mesmo tempo, apareceu seu primeiro logotipo, que consistia em um brasão, uma fita com uma inscrição e uma águia de asas abertas. O escudo foi dividido em duas partes – branco e azul. Estava parcialmente coberto por uma faixa diagonal com as iniciais do clube: S. EU. “. Havia uma bola redonda no centro.
A fita continha o lema latino “E pluribus unum”, que significa “Um de muitos”. Essa frase se tornou o slogan popular dos Estados Unidos e, em seu significado, se adequou perfeitamente ao time de futebol.
1906 – 1908
Em 1906, surgiu o segundo antecessor do moderno Benfica, o Grupo Sport Benfica. Mas se o Sport Lisboa teve o futebol em primeiro lugar, então no Grupo Sport Benfica se dedicou principalmente ao ciclismo. Até o então logotipo do clube, que tem o formato de uma roda de bicicleta, atesta isso. No centro, na junção dos raios, havia um escudo figurado, sobre o qual os artistas representavam uma bola oval e uma fita com as letras “G. S. B. “.
1908 – 1930
Em 1908 realizou-se um dos acontecimentos mais importantes da história do Benfica: os dois clubes ancestrais fundiram-se, dando origem ao Sport Lisboa e Benfica. Os seus emblemas foram também fundidos, pelo que o gráfico do Sport Lisboa apareceu dentro da roda da bicicleta do Grupo Sport Benfica. As letras na faixa central foram alteradas porque as iniciais foram alteradas após a reformulação da marca.
1930 – 1961
No início dos anos 1930. outra versão do logotipo foi introduzida – desta vez mais colorida. Os designers adicionaram novas cores à paleta existente, tiradas da bandeira portuguesa: azul e verde. Além disso, eles fizeram o escudo triangular e aumentaram o anel cinza que representa o pneu da bicicleta.
A forma da fita também foi alterada: suas pontas não se enrolam, mas ficam penduradas nas bordas. Outra inovação diz respeito ao desenho da águia: se antes o pássaro abaixava a cabeça, agora olha para cima com orgulho.
1961 – 1973
A cor marrom que era usada para a bola, águia, iniciais e contornos foi removida. A bola ficou tão vermelha quanto a metade esquerda da tabela – apenas finas linhas amarelas os separam. O contorno do resto dos elementos, o pássaro e todas as inscrições são amarelos, em alguns lugares – com a adição de preto. A banda com a abreviatura “S. LIBRA. ” anel externo azul esverdeado e laranja. A águia não é retratada tão detalhadamente como antes: os artistas escolheram um estilo de desenho muito simples.
1973 – 1999
Mais uma vez experimentando a paleta, os designers fizeram a bola amarela, a faixa diagonal do escudo foi repintada em azul e branco foi usado para a roda. As sombras são muito mais claras. As proporções dos elementos também mudaram ligeiramente. A águia se parece muito com o emblema de 1930-1961, exceto pelo novo esquema de cores.
1999 – presente
No final do século 20, o clube adotou uma versão moderna do logotipo, com foco na águia. Agora ele se senta não na fita, mas diretamente na roda, e os artistas reduziram o diâmetro do círculo, devido ao qual o pássaro parece muito grande. Após a temporada 2008/2009, três estrelas amarelas apareceram sobre a cabeça do raptor, representando os 30 campeonatos conquistados. Esta versão é usada apenas em camisetas.
Fonte e cores do logotipo
O sinal gráfico Benfica combina os principais símbolos dos seus antecessores. A águia foi retirada do emblema do Sport Lisboa. Ele está associado à nobreza, poder e independência. A roda de bicicleta apareceu pela primeira vez no logótipo do Grupo Sport Benfica: representa o ciclismo desportivo que dominava este clube.
O nome abreviado e o lema em latim Benfica são escritos em tipo sans-serif simples. As cores são muito simbólicas: o branco representa a paz, o vermelho (# ED1C24) a nobreza, e o azul francês (# 0072BC), o Cyber Yellow (# FFD400) e o verde filipino (# 008047) fazem lembrar a bandeira de Portugal. As cores adicionais são preto e prata filipino (# B1B3B6).