Behance é uma plataforma de mídia social criativa americana para designers com mais de 10 milhões de usuários. Ela ganhou vários Webby Awards em 2009, 2011, 2017 por Melhor Plataforma de Portfólio, Serviço Favorito, Melhor Blog de Cultura e Melhor Comunidade. O recurso foi lançado no outono de 2005. Seus desenvolvedores e ex-proprietários são Scott Belsky e Matias Corea. Agora este serviço faz parte da estrutura da Adobe Systems.
Significado e história
O que é Behance?
O Behance é uma plataforma web criativa com um recurso de portfólio pessoal e uma comunidade de designers. Destina-se à comunicação e à publicação de trabalhos individuais, bem como à sua observação e avaliação por outros utilizadores. A plataforma de Internet foi lançada em 2005 por Scott Belsky e Matias Corea. Atualmente, o serviço pertence à empresa de perfil Adobe Systems.
Após o surgimento da atividade deste site dependia de vendas. Primeiro, eles estavam vendendo anúncios de emprego e banners, e depois ingressos para sua conferência anual 99U em Nova York.
Em seguida, os autores melhoraram a funcionalidade da plataforma criativa, introduzindo a opção de avaliar e comentar o trabalho de outros usuários (projetos). Agora isso pode ser feito por visitantes registrados e não registrados. Os membros da comunidade têm a oportunidade de se inscrever nos perfis nos quais estão interessados, e qualquer pessoa pode abri-los.
Como os próprios fundadores do web service de design observam, eles criaram uma espécie de portfólio online, onde os projetos são apresentados na forma de uma vitrine de arte estruturada, o que o diferencia de plataformas semelhantes – DeviantArt e Saatchi Art. Ele recebeu o primeiro lote de financiamento externo na primavera de 2012 e, no inverno do mesmo ano, a Adobe o olhou seriamente e assumiu, comprando por US $ 150 milhões.
Cada nova etapa do trabalho do site foi acompanhada por uma reformulação da logomarca. São três no total. Os elementos-chave da identidade do Behance são seu nome completo e abreviado. A primeira versão é de texto, a segunda e as versões subsequentes são gráficas. Apesar de a designação verbal ainda ser utilizada, ela não complementa o ícone, que também atua como componente independente da identidade visual.
2005 – presente
Este é o primeiro logotipo registrado no ano em que o site foi lançado. Ele é colocado no canto superior esquerdo do cabeçalho do site, mantendo sua aparência original tanto na forma quanto na cor. Isso dá ao serviço reconhecimento instantâneo. O logotipo consiste em um nome feito em estrito grotesco com perfeita legibilidade. Não possui uma parte gráfica, o que o torna universal e praticamente impessoal.
Este design enfrentou repetidamente críticas de usuários que acreditam que a comunidade de design online deveria ter um logotipo mais profissional. Mas não tem nada além de Helvetica ousada. Para aumentar a originalidade, os desenvolvedores adicionaram um macron à palavra “Behance” – um diacrítico na forma de uma faixa reta e larga. Eles o colocaram acima do primeiro “e”.
2012 – 2020
Em 2012, a comunidade de design tornou-se parte da Adobe Systems. O novo proprietário manteve a identidade verbal, mas a complementou com um ícone gráfico – um quadrado com a primeira sílaba do nome do site. Consiste em duas letras azuis brilhantes em um fundo preto, que adiciona um contraste nítido ao ícone. E a moldura na mesma cor cativante de “Be” fazia com que parecesse uma caixa mágica. Curiosamente, a fonte dos símbolos utilizados difere da inscrição no bloco principal: os caracteres são ligeiramente achatados à direita. Esse encurtamento permitiu que os desenvolvedores encaixassem harmoniosamente as letras no quadrado.
2020 – presente
O logotipo moderno é mais suave: os cantos são removidos e a borda restante é arredondada. A moldura não é mais usada, assim como a cor azul em que foi pintada. Os designers também redesenharam a fonte: em vez de uma versão mais estreita, ofereceram letras largas, como no nome do recurso da web. Tudo isso tornou o emblema simples e compreensível. Mas a combinação nítida de letras brancas com um fundo preto adiciona alguma agressão a ele.
A empresa que comprou o Behance não mudou sua identidade porque combinava com seu próprio estilo. A Adobe Systems limitou-se a adicionar um ícone para indicar o recurso quando usado em diferentes mídias. Ao mesmo tempo, o novo proprietário da comunidade de design do Behance escolheu um ícone para ele em um design próximo a ele: um par de letras no centro de um quadrado com uma moldura. Mais tarde, ele melhorou um pouco, tornando-o individual e conciso.
Fonte e cores do logotipo
O emblema principal (com o nome do site) usa uma das fontes mais comuns – Helvetica Bold. Essa família de fontes existe desde 1957, quando foi projetada pelo designer Max Miedinger em colaboração com Eduard Hoffmann. Foi lançado pela Linotype. Caracteres largos não contêm serifas e estão em minúsculas, com exceção de “B”. Acima do “e” minúsculo está um marcador diacrítico – o chamado macron. Isso torna as letras únicas.
A paleta de cores do logotipo é restrita e consiste em um número mínimo de cores: branco e preto na versão posterior e azul e preto na versão inicial (então tinha um tom antracito).