BandCamp é uma espécie de loja onde os criadores de música atuam como vendedores, e seus fãs e simplesmente amantes de novas faixas são os compradores. Além disso, a plataforma online permite que artistas e gravadoras distribuam não apenas versões digitais de músicas, mas também suas mídias físicas, como fitas cassete ou discos de vinil. Como resultado, os criadores podem compartilhar seu trabalho e ganhar dinheiro com grandes royalties. Os amantes da música também não reclamam: só em pelo menos um mês, deixaram quase US $ 16 milhões na plataforma.
Significado e história
O New York Times chamou o BandCamp de “bazar da cultura underground”, e há alguma verdade nisso, porque muitos músicos só fazem upload de suas faixas aqui, ignorando Apple Music, SoundCloud e Spotify. Essa popularidade do projeto se deve à sua generosidade: aqui os autores recebem muito mais do que em outros lugares. Além disso, eles não precisam pagar taxas de manutenção mensais, a menos que queiram adquirir recursos avançados do plano Pro. Os fãs também não precisam pagar por singles e álbuns: eles podem escolher música de graça, ouvi-la e dar o quanto quiserem.
O BandCamp tem uma enorme base de usuários de mais de 3 mil gravadoras, milhões de artistas e amantes da música. E todos conhecem muito bem a logomarca da empresa de Internet, que surgiu em 2008. Nesse símbolo não há nem uma dica do que a plataforma online está fazendo. O nome do serviço, escrito em letras pretas minúsculas, e a figura geométrica abstrata de cor turquesa escura não significam nada – estão muito longe do tema musical. Para um estranho adivinhar o que o BandCamp está fazendo, ele terá que ir ao site.
A plataforma cria uma atmosfera de comunidade, conectando pessoas talentosas e seus fãs. Ela ajuda você a acompanhar os sucessos criativos de seus artistas favoritos, comunicar-se com pessoas que pensam como você, conhecer novos estilos, compartilhar sua coleção pessoal com amigos e fazer listas de desejos. Além disso, o serviço permite que você baixe novamente as faixas já adquiridas. Portanto, o logotipo com um quadrângulo e uma inscrição não traduz nem um décimo das oportunidades que o BandCamp oferece aos seus usuários.
Fonte e cores do logotipo
A vitrine digital, que combina as funções de uma plataforma de streaming, se destaca da concorrência com um emblema de paralelogramo muito simples. Uma figura bidimensional deve ser vista como uma marca de qualidade ou um símbolo de algo novo na indústria da música, porque não significa nada. Nenhum gênero específico ou portador de áudio está associado a ele.
O mais interessante sobre o logotipo do BandCamp é a fonte. À primeira vista, parece muito simples porque tem muito em comum com Mytupi Regular de Álvaro Thomáz, Yoxall Regular de Roger White, FreeSans Medium de GNU FreeFont e Protestant DGL Regular de Digital Graphic Labs. Todas essas fontes são caracterizadas pela geometria: formas ovais, ângulos retos, linhas retas e curvas. Mas os tipógrafos que criaram a marca nominativa para a plataforma musical tornaram a inscrição individual. Eles conectaram as letras “a” com o “n” e “m” adjacentes na parte inferior, de modo que a inscrição acabou não sendo padrão.
Ao escolher uma paleta, os designers não se limitaram a apenas uma cor. O paralelogramo é turquesa colorido (# 639AAA), e a palavra é quase preta – em vez disso, pode ser chamada de um tom de laranja muito escuro (# 1A1715).