Baidu é uma empresa chinesa de alta tecnologia que fornece serviços de Internet e produtos digitais baseados em inteligência artificial. Normalmente está associado ao motor de busca com o mesmo nome. Conta ainda com serviço de mapeamento, enciclopédia, armazenamento em nuvem, assistente pessoal, portal de videoclipes e vídeos e serviço de discussão em forma de fórum com as principais dúvidas. Quase todos os seus lucros (98%) vêm do mercado doméstico – esta empresa de TI é quase desconhecida no exterior. A holding foi registrada no início de 2000 nas Ilhas Cayman. Seus criadores são Robin Li e Eric Xu. A sede está localizada na capital da China – na cidade de Pequim.
Significado e história
O que é Baidu?
A Baidu é uma holding chinesa que inclui uma empresa de mesmo nome envolvida em inteligência artificial, serviços de Internet e vários produtos digitais. É também o nome do motor de busca. O local de registro da empresa é nas Ilhas Cayman. A época de sua aparição é 2000. Os fundadores são Robin Li e Eric Xu. A sede está localizada em Pequim (China).
A base para o aparecimento deste serviço foi um serviço de busca inicial chamado RankDex. Seu desenvolvedor é Robin Li, que naquele momento representava a IDD. Ele lançou o programa muito antes de o Baidu nascer, então você pode falar com confiança sobre sua continuidade. Assim, o princípio fundamental foi introduzido em 1996. Agora é a maior plataforma, que inclui 57 tipos de serviços.
Tudo começou com um algoritmo de avaliação de sites que classificava as páginas de busca oferecidas pelos sistemas. O programador, em primeiro lugar, patenteou sua tecnologia nos Estados Unidos, e só então passou a implementar seu plano. Sua novidade foi o primeiro mecanismo de busca a usar hiperlinks para determinar o nível de sites indexados.
O autor chamou o mecanismo de busca de “analisador de links” e forneceu o ranking de recursos da web por popularidade: ele levou em conta quantos outros sites se referiam a ele. A tecnologia é chamada PageRank. A propósito, algo semelhante apareceu no Google apenas dois anos depois (em 1998). O principal produto de publicidade é chamado Baidu Tuiguang e é comparável em princípio ao Google Ads. Ele paga por cada transição na linha de publicidade.
Apesar da grande popularidade na China, esse mecanismo de busca não consegue ir além das fronteiras de seu próprio país. Por isso, a administração decidiu traduzir todas as funcionalidades e ferramentas de gestão do site para o inglês. O idioma original também está presente na identidade moderna de uma empresa digital, mostrando o país de origem do serviço e a principal área de cobertura. No total, ela tem dois emblemas muito parecidos entre si.
2000 – 2004
O logotipo de estreia do Baidu apresenta a pegada de um cachorro como uma dica de que o usuário escolheu a estratégia de busca certa e está no caminho certo para o objetivo. Essa é a parte gráfica da identidade visual da empresa chinesa. A pegada é muito grande, figurada, com elementos ovais e uma inscrição branca no interior. À esquerda está o primeiro componente do nome do serviço de Internet – “Bai”. E o segundo (“du”) está localizado na pegada. O início do texto é feito em uma fonte vermelha grotesca, o final em uma fonte fina e branca.
2004 – presente
O logotipo atual é, na verdade, a versão anterior com pequenas alterações na parte do texto. Assim, uma inscrição em chinês apareceu no emblema – dois hieróglifos vermelhos complexos, em sintonia com a palavra inglesa “Bai”. Vale dizer que seus designers também se transformaram um pouco: reduziram a largura das pernas de todas as letras e geralmente substituíram a fonte por uma tipografia mais compacta. O mesmo aconteceu com a segunda parte do nome do serviço, localizada no centro da pegada do cachorro, agora com um estilo completamente diferente.
No início, o texto estava apenas no lado esquerdo da pegada do cachorro, mas na segunda versão, os desenvolvedores adicionaram outra inscrição à direita. Isso equilibrou visualmente o logotipo do Baidu e deu à trilha um alto significado conceitual: encontre tudo o que puder, tome a direção certa, encontre o que precisa. Essa ideia surgiu depois que o mecanismo de busca se tornou o produto mais popular da empresa de TI entre os usuários chineses. Vale ressaltar que o nome da holding, que também passou para o emblema, tem o significado de “cem vezes” ou “muitas vezes”, ou “incontáveis vezes”. É retirado do poema “Green Jade Table in The Lantern Festival” de Xin Qiji.
Fonte e cores do logotipo
Para o logo de estreia, os designers escolheram duas fontes, a primeira usada para “Bai” lembra a Incite Regular. A segunda, com o morfema “du”, parece uma tipografia DelargoDTPro SemiBold. Agora a inscrição é digitada em um análogo de Encode Sans Wide Bold com algumas alterações.
A cor de destaque na paleta corporativa é vermelha (código #DE0F17). É considerada a cor mais popular na China e adorna a bandeira nacional. A segunda cor mais importante é o azul profundo, que corresponde ao tom #2529D8 na gradação Hex. O fundo é branco.