Com o advento de uma nova era digital e tendências de negócios durante uma pandemia, a marca Autodesk fez um curso de renovação e criou um novo logotipo, cores corporativas, fonte, diretrizes de design da web e materiais de marketing.
Na verdade, a empresa tomou uma decisão ousada de fazer identidade em uma escala tão grande. Esta é uma rodada completamente nova de desenvolvimento para a Autodesk, imersão em modernidade e perspectivas. Enfatiza-se o fato de a empresa estar repensando sua estratégia e o sistema como um todo. Isso fala do processo de amadurecimento de algo mais do que apenas uma marca. Esta é toda uma filosofia.
Desde 2013, a Autodesk utiliza um logotipo próprio, que agora, embora possa parecer avançado, ainda não reflete o novo pensamento da equipe da empresa. O logotipo atual simboliza força e facilidade de substituição. Este reflexo atual do credo da marca é sinônimo de ação, determinação e responsabilidade.
Inicialmente, o logotipo era uma imagem bidimensional da letra A, vale ressaltar que as cores possuíam um gradiente e o ícone combinava grama, azul e um tom azul mais saturado, próximo à onda do mar. Antes, a moda dos logotipos era diferente, havia uma solicitação de transições volumétricas, letras mescladas, ornamentos para mostrar o processo.
Como você pode ver, agora isso é coisa do passado, os gráficos vetoriais planos estão substituindo o volume, que é mais fácil de usar em publicidade e impressão. Não há necessidade de se preocupar com a aparência do logotipo em diferentes superfícies e mídias, não há necessidade de quebrar a cabeça com a cor. Hoje em dia, a simplificação está em voga, pois qualquer produto visual deve ser rapidamente memorável, reconhecível e acessível ao público-alvo.
Não está claro por que o novo emblema A, que agora é um ícone novo para a marca, tem esse design. Pode-se dizer que “A” esconde a linha de movimento, mas isso não é certo. No espaço da letra, pode-se ver uma subida, ou um degrau, ou linhas-guia que rompem a estrutura interna da letra A estilizada. A fonte tornou-se mais ousada que a anterior, mais sólida e confiável.
Se você pensar em cultura visual e marketing modernos, então a marca fez de tudo para se tornar o mais eficaz possível e minimamente “gentil”. Portanto, o foco na estabilidade e na solidez, que foi anunciado como os objetivos perseguidos de rebranding, justificam esta simplificação da identidade.