Significado e história
Tudo começou com o desenvolvimento de sua casa, um programa de design arquitetônico, comprado em 1977 do programador Mike Riddle pelos fabulosos US $ 15.000. Seu primeiro nome era INTERACT, foi alterado pelo MicroCAD e, desde 1982, foi renomeado para AutoCAD 1 versão. Apenas 12 primitivas puderam ser desenvolvidas nele, e o menu de comando incluiu apenas 41 itens. Hoje, a versão AutoCAD 2018 tem 14 milhões de linhas de código, é lançada em 18 idiomas, centenas de milhares de licenças foram vendidas e o número de cópias piratas chega a um milhão.
O primeiro logotipo para a versão do AutoCAD foi criado pelo funcionário da Autodesk, Chuck Victory. O logotipo era uma palavra de letras do mesmo tamanho, a parte AUTO era azul, as letras CAD eram brancas em uma moldura preta. O fundo era de 7 listras azuis semelhantes a uma estaca. No canto superior direito há uma marca indexada ТМ.
Posteriormente, o emblema mudou várias vezes no tamanho e na cor das letras.
Década de 1990
O emblema de estreia parecia uma única letra contra um fundo de listras finas azuis e largas listras brancas. E ela mesma era azul e branca. A primeira palavra “Auto” foi escrita em negrito em uma paleta azul. O segundo – “CAD” – é escrito em caracteres brancos, contornado com um contorno fino. O nome tem duas partes e é usado como está, sem dividi-lo em fragmentos separados. Esse contraste torna as letras bem legíveis porque todas as partes são claramente visíveis. Ao mesmo tempo, essa conexão demonstra o propósito geral do programa.
2000 – 2002
Os desenvolvedores decidiram substituir o nome completo do programa por uma letra A. Era feito em vermelho, em torno de uma órbita branca na forma de uma elipse inclinada, à direita – uma estrela amarela estilizada como um desenho. Este emblema provou ser reconhecível e trouxe atenção adicional ao produto.
2002 – 2007
O design do logotipo mudou drasticamente: a letra “a” foi feita em letras minúsculas, volumétrica, azul claro com contorno cinza. O fundo do quadrado também é azul, a moldura é cinza claro. O design foi completado com um cursor branco estilizado.
2007 – 2009
Mais uma vez, uma mudança de imagem: o quadrado tornou-se azul esverdeado com viés para o verde, a letra “A” volta a maiúscula, em finas linhas brancas, o perímetro interno da moldura é orlado por uma faixa branca.
2009 – 2014
Um novo logotipo com um retorno ao vermelho: imagem 3D da letra “A” inclinada para a esquerda. O fundo escuro faz com que pareça tridimensional.
2014 – 2018
A letra “A” foi expandida e estilizada como uma pirâmide volumétrica. Ele refletiu com sucesso a funcionalidade do programa de design.
Presente de 2018
A versão final, que ainda hoje é relevante, foi adotada em 2018. A letra tridimensional “A” é feita no design original, com uma variação de cor do marrom escuro ao vermelho e ao rosa. O nome oficial do programa também é adotado: a palavra AutoCAD (neste caso), letras vermelhas brilhantes sobre fundo branco.
Fonte e cores do logotipo
As alterações pelas quais passou o logotipo desta marca estão relacionadas com os acréscimos feitos ao software. Além disso, os autores sempre buscaram a clareza visual e a simplicidade, o que conseguiram na última versão. O emblema atual é um objeto 3D com linhas largas, sombras bem distribuídas e bordas nítidas. Portanto, a letra “A” parece perfeitamente equilibrada, apesar das listras irregulares. As pernas são ligeiramente torcidas na parte inferior, razão pela qual o interior é ligeiramente virado para fora. A barra transversal é larga à direita e estreita à esquerda, o que também enfatiza o efeito do volume.
Embora haja uma letra no emblema moderno, não há necessidade de falar sobre o texto – não há nenhuma. Os designers confiaram na simbiose de símbolos verbais e gráficos. Considerando que a inscrição é usada separadamente do ícone ou na etiqueta. Normalmente é o formato TrueType com extensão TTF ou SHX do Windows. O resto são fontes especiais do AutoCAD. Mas o primeiro logotipo tinha texto. Ele representava uma fonte com serifa – elegante e sem serifa. A paleta da marca evoluiu de uma combinação de azul e branco para vermelho e bordô, intercalados com rosa em alguns lugares.