A empresa automobilística Auto-teile-Unger, com sede na cidade bávara de Weiden, é conhecida dos proprietários de automóveis desde 1985. Sua abreviatura curta de três letras é bem conhecida e o serviço é quase impecável, como evidenciado por sua grande base de clientes.
Atualmente, a empresa se orgulha de seu grande quadro de funcionários – cerca de 10.000 pessoas trabalham para o uso confortável dos veículos. E 550 oficinas já foram abertas na Alemanha e na Áustria, e isso está longe de ser o limite das capacidades da marca.
Hoje a empresa está em fase de expansão e rebranding. Isso é necessário apenas porque desde o início de sua fundação não houve mudanças radicais na identidade. E as metamorfoses que agora estão ocorrendo com o design da marca já indicam que a empresa está cansada de ficar presa às tradições criativas dos anos oitenta, quer acompanhar os tempos, identificar as reais necessidades dos clientes e ajudar a resolver seus problemas .
Uma empresa com um histórico sólido de atividades bem-sucedidas nem sempre precisa de publicidade ou de uma menção discreta de sua “pessoa”. Deve-se acrescentar que os alemães, por suas características mentais, são muito escrupulosos ao fazer negócios, mas não tão criativos quanto, por exemplo, designers da França, Rússia, Estados Unidos e outros países. A principal prioridade no seu trabalho é corresponder à reputação dos valores da sua marca, para fortalecer o seu negócio graças à qualidade do trabalho, à capacidade dos colaboradores e às tecnologias modernas.
Muitos logotipos de empresas alemãs, via de regra, têm um design simples que pode ser repetido por um criativo iniciante. A razão, aparentemente, é que os empresários alemães não se preocupam em criar hype, um cartão de visita colorido para seus serviços, mas se concentram nos mecanismos internos de processos em seu sistema. Existe um logotipo, bem, ok.
Esta abordagem tem o direito de existir. Afinal, levar em consideração as diferenças culturais das regiões é muito importante para a localização de determinados serviços. Onde as pessoas confiam mais em avaliações, boca a boca e recomendações de conhecidos, não há lugar para um banner enorme e chamativo com um logotipo colorido que diz “Somos os melhores do setor!”.
As empresas alemãs são, por assim dizer, mais modestas. E o fato de eles serem bem versados em tecnologia automotiva é um fato conhecido há muito tempo. Quantas grandes empresas de engenharia conhecidas estão localizadas na Alemanha e quão forte a indústria automobilística alemã é visível a olho nu. Em todo o mundo, a tecnologia alemã e a decência dos colaboradores neste nicho são apreciadas e elogiadas.
Voltando ao design da identidade ATU, deve-se dizer que o novo logotipo é uma modernização do antigo. Algumas palavras podem descrever as mudanças em andamento – “alguém” removeu as rodas do logotipo do tipo na forma de um carro, mas não instalou novas. Também foi retirado o slogan, única forma de se afirmar a sua posição de liderança no mercado – “Oficina Automóvel n.º 1”.
Como antes, as cores principais do logotipo são vermelho e branco (para uma solução de fonte). A tonalidade vermelha do novo símbolo é mais baga e madura.
Não há rodas – mas há um logotipo moderno, orgânico e homogêneo nas melhores tradições das tendências minimalistas modernas. Por que acrescentar algo supérfluo, se você já está no topo?
Podemos afirmar com segurança que o rebranding contribuirá para o avanço da empresa líder no contexto de novas inovações econômicas e tecnológicas.