A história do Atlético começou devido a três estudantes bascos que estudavam em Madrid – Cortazar, Astoria e Abdon, que estavam sentados no café La Maison Dore na Rua Alcala, capital espanhola no início de 1903. Eles se reuniram para criar um clube de futebol, que era para ser uma espécie de afiliado do Atletismo, criado vários anos antes.
Em 26 de abril de 1903, o “Athletic Club de Madrid” foi proclamado clube independente. O primeiro logotipo do Madrid “Atlético” repetiu exatamente o logotipo do clube de Bilbao.
Significado e História
Em 1917, o clube de Madrid finalmente adquiriu o seu logotipo. O brasão de armas da cidade de Madrid com um urso estendendo-se até um medronheiro foi a base do novo emblema do Atlético. Até 1939, não foi alterado em nada.
Além do urso, o emblema do clube tinha sete estrelas como símbolo das sete províncias fronteiriças de Madrid. Listras vermelhas e brancas simbolizam a forma do clube. Como se sabe, os donos do clube madrilenho decidiram poupar nas t-shirts e compraram o material mais barato numa faixa vermelha e branca, com que eram feitos os colchões da época. Portanto, a equipe foi apelidada de “O colchão”.
O logotipo do Atlético foi alterado várias vezes. A composição permaneceu a mesma, e apenas a forma do logotipo foi redesenhada.
O moderno emblema do Atlético tem a seguinte aparência: o morangueiro, até onde o urso se estica, perdeu a cor verde e sua copa ultrapassa o contorno superior. Não há mais cantos agudos, então o emblema é redondo. Além disso, os designers decidiram se livrar de todas as cores, exceto vermelho, branco e azul escuro. Listras vermelhas foram representadas em negrito e quatro listras brancas foram alteradas para três. E a mudança mais importante no logotipo do Atlético: o urso antes olhava para a esquerda e agora virou na direção oposta. Ele vai olhar para as futuras vitórias do Atlético na Liga dos Campeões?
1903 – 1911
Nos primeiros anos de existência, a equipa do Atlético de Madrid utilizou o emblema do clube de futebol espanhol Athletic Bilbao, cuja imagem foi criada. O sinal gráfico parecia uma roda, composta de círculos concêntricos azuis e brancos. No centro estavam as letras “A” e “C” entrelaçadas – abreviatura de “Athletic Club”.
1911 – 1917
Em 1911 o clube Athletic Bilbao mudou seu logotipo junto com a cor do equipamento. O Atlético de Madrid decidiu acompanhar e seguiu o exemplo. Assim, a equipe de Madrid ganhou um emblema com uma bandeira listrada de vermelho e branco, uma bola marrom e um monograma de um “C” grande e um “A” minúsculo. Ao mesmo tempo, os jogadores permaneceram com o antigo uniforme e calção azul.
1917 – 1939
Em 1917, o clube de futebol Atlético Madrid deixou de imitar o Athletic Bilbao em tudo e ganhou o seu próprio logo, que apareceu pela primeira vez nos símbolos madrilenos: o medronheiro, o medronheiro, e o urso nas patas traseiras. Eles representam a cidade desde o século 13 e adornam seu brasão de armas oficial. No emblema da equipe, esses elementos foram representados na parte superior em um triângulo azul escuro com sete estrelas brancas. Havia listras vermelhas e brancas alternadas na parte inferior. Juntos, eles formaram um escudo quadrangular com uma base circular.
1939 – 1941
Quando a Guerra Civil Espanhola terminou, o Atlético Madrid fundiu-se com o recém-formado clube de futebol da Força Aérea Espanhola. Assim nasceu o Athletic Aviacion de Madrid. O logotipo da nova organização esportiva era semelhante ao símbolo original da Força Aérea. As asas e a hélice representavam o avião, e a coroa representava o poder real. As cores predominantes são o vermelho, cinza e dourado.
1941 – 1942
Em 1941, a equipe fez as primeiras alterações no sinal gráfico original da Força Aérea. Os designers colocaram no centro entre as asas um elemento semelhante ao antigo emblema do Atlético de Madrid com um urso e um medronheiro. Apenas a parte inferior do escudo heráldico ficou pontiagudo e o triângulo azul ficou vermelho. Em comparação com o logotipo anterior, a coroa adquiriu uma forma nova e mais elegante. O hexágono vermelho, contra o qual o “plano” foi anteriormente representado, desapareceu.
1942 – 1947
Em 1942, os artistas redesenharam o emblema multicomponente. Desta vez, eles fizeram a moldura triangular no topo do escudo azul, como no original.
1947 – 1950
Separando-se do clube da Força Aérea Espanhola, o time de futebol removeu todos os símbolos do logotipo, uma reminiscência da Força Aérea. Restou apenas a placa gráfica revisada do Atlético de Madrid, em forma de escudo retangular de base pontiaguda. Diferenças significativas da versão 1917-1939. – um fundo branco vazio atrás do urso e uma ampla borda dourada ao redor do contorno externo. Além disso, as cores são ligeiramente mais escuras.
1950 – 1970
Em meados do século 20, o clube revisou o emblema e aproximou-o do original, criado em 1917. Os designers aumentaram o número de listras verticais, arredondaram a parte inferior do escudo, mas mantiveram a moldura dourada. Ao fazer isso, eles mudaram a paleta clássica, optando por tons mais claros de vermelhos e azuis.
1970 – 2016
Em 1970, retorna a antiga logomarca do Atlético de Madrid, adotada em 1947 e utilizada até 1950.
2016 – 2017
O penúltimo emblema da equipe é semelhante ao anterior. Os artistas fizeram pequenas alterações de cor, tornando a borda dourada azul e removendo os contornos pretos ao redor dos elementos. As linhas verticais vermelhas tornaram-se ligeiramente mais finas e as brancas, respectivamente, são mais largas.
2017 – presente
Para marcar uma nova era na história do clube, associada à mudança para o estádio Wanda Metropolitano, os designers desenvolveram um novo logotipo. Eles foram baseados em sinais gráficos anteriores, portanto, pouca coisa mudou no design. A parte inferior do escudo está tão afiada quanto antes, mas a parte superior não é mais retangular, mas arredondada. O urso e a árvore são aumentados e virados na direção oposta.Fonte e cores do logotipo.
Fonte e cores do logotipo
O emblema atual foi desenvolvido pelo grupo de design Vasava. Ela preservou os símbolos tradicionais do Atlético de Madrid, apresentando-os com uma interpretação moderna. Entre esses signos estão sete estrelas brancas, que são retiradas da constelação da Ursa Maior. Cinco delas representam as províncias próximas a Madrid: Toledo, Cuenca, Guadalajara, Avila e Segovia. É por isso que os artistas colocaram estrelas ao redor do urso e do medronheiro.
Nunca houve qualquer inscrição no logotipo e as cores permaneceram constantes – apenas os tons básicos mudaram. Vermelho (# CB3524) azul (# 272E61) e branco prevalecem entre eles. Adicionais são dourado, marrom e verde. A combinação original de branco e azul foi inspirada no clube de futebol profissional da Inglaterra Blackburn Rovers.