O Aston Villa Football Club foi fundado em 1874 por membros da Capela Villa Vislian Cross, que eram jogadores de críquete em busca de um esporte para treinar em sua temporada gratuita de críquete.
Um dos clubes mais antigos e condecorados da Inglaterra: o Aston Villa tem sete títulos da Primeira Divisão e sete vitórias na FA Cup. O Aston Villa também é um dos cinco clubes ingleses que conquistaram a Copa da Europa. O Aston Villa é um time com uma rica herança e é um dos doze clubes que fundaram a Football League em 1888.
O principal rival do Aston Villa é o Birmingham City, com o qual se joga o clássico de Birmingham. As cores tradicionais do clube são camisetas bordô com mangas azuis, shorts brancos e meias azuis. O emblema do clube apresenta um leão dourado de pé nas patas traseiras, sobre um fundo azul, com o lema “Preparado”.
O apelido mais comum “Villan” vem do nome do clube. O Aston Villa Football Club tem o nome da capela “Villa Cross Wesleyan” e foram os membros desta igreja que fundaram o clube em 1874. Com o apelido de “leões” tudo é bastante simples, este predador está representado no emblema do clube, mas em comparação com outros apelidos, “leões” são usados com muito menos frequência.
Fãs de outros clubes chamam desdenhosamente o Aston Villa de “vila”. Outro apelido é “selos”, que pode ser traduzido como “selos”. O surgimento desse apelido está associado à história do clube e do estádio. Nos tempos antigos, quando as estradas normais eram raras (em algum lugar até hoje), não era muito caro para o estádio Villa Park, para dizer o mínimo, e os fãs literalmente batiam nele como focas. E o apelido de “jogo vil” é apenas um trocadilho com o nome do clube, que se traduz como “jogo ruim”.
Significado e história
William McGregor, o primeiro presidente do clube, desempenhou um papel importante na criação da imagem do Aston Villa. Ele era escocês e viu a conexão da equipe com a comunidade escocesa de Birmingham, então decidiu que o logotipo deveria ter um leão das armas reais da Escócia. Acontece que os leões sempre personificaram bravura, coragem e força. Foi por esta razão que se decidiu escolher um leão como símbolo principal. Mas na versão anterior do logotipo, o leão, segundo os fãs, não tinha raiva. Portanto, decidiu-se redesenhar o leão. A silhueta do novo leão mudou, garras e dentes foram adicionados.
1880 – 1881
O emblema de estreia representa um leão heráldico real – grande, temível, com uma língua comprida e garras afiadas. A besta vermelha é retratada em um fundo branco.
1886
Em 1886, Aston Villa teve o primeiro e único logotipo sem um leão escocês. Parece um outdoor retangular de quatro peças completo com fita FORWARD. Cada segmento tem seu próprio padrão: uma cadeia de losangos amarelos em um fundo azul ou uma linha preta em zigue-zague dividindo o espaço em duas metades – vermelho e amarelo.
1956
Os artistas trouxeram o leão de volta, mas o viraram e mudaram o estilo de pintura. A besta é retratada dentro de um brasão azul encaracolado. Na parte inferior está a mesma fita azul com o antigo lema “PREPARADO”. Elementos grandes são circundados por uma borda marrom clara.
1970 – 1980
A equipa adoptou um emblema em forma de rectângulo com base pontiaguda. O leão novamente se parece com um símbolo heráldico tradicional, mas agora está completamente amarelo. As listras marrons e azuis no fundo duplicam a cor do formulário. Acima em um retângulo está escrito o nome do clube (“ASTON VILLA F.C.”), e abaixo na fita – o lema (“PREPARADO”).
1973 – 1987
Em 1973, um logotipo redondo com um leão vermelho em um fundo azul foi introduzido. A inscrição “ASTON VILLA F.C.” permaneceu, mas foi movido para um amplo anel roxo, que é usado como uma moldura. Este emblema adornava os uniformes dos jogadores do Campeonato da Liga (1981), Taça da Europa (1982) e SuperTaça Europeia.
1980
Em 1984, o fabricante de copiadoras Mita Copiers tornou-se patrocinador do Aston Villa. A parceria durou nove anos, período em que a equipe utilizou o logotipo mita em itálico. Mas mesmo assim, o leão escocês não desapareceu: os designers o deixaram junto com o círculo e o nome do clube, reduzindo-os um pouco e tornando-os brancos e roxos.
1980 – 1990
Quando a Mita Copiers parou de patrocinar a Aston Villa, o antigo logotipo, que foi usado em 1973-1987, voltou. O leão é marrom, o círculo é azul, o anel é cor de vinho e o contorno externo é largo e amarelo brilhante.
1990
Outra mudança de cor ocorreu. A fonte da inscrição “ASTON VILLA F.C.” também foi atualizada.
Década de 1990 a 2000
Em 1992, o clube lançou uma versão modernizada do emblema dos anos 1970. com um leão amarelo em um escudo listrado. Apenas a fita agora não é azul, mas marrom claro, como o retângulo no topo.
1990 – 2007
Com o advento do novo milênio, os designers detalharam o leão, retiraram a fita e moveram o lema “PREPARADO” para dentro do escudo. Eles também removeram o “F.C.” e escolheu uma fonte serif para o nome do clube.
2007 – 2008
Em 2006, o empresário americano Randy Lerner tornou-se proprietário da Aston Villa. Em homenagem a este evento, o time de futebol apresentou um logotipo que deveria anunciar o início de uma nova era. Escudo com contorno carmesim, preenchido com azul. Em cima do azul, há um leão de pé nas patas traseiras. Na parte inferior do logotipo está o lema do clube: “Preparado”. Este emblema foi aprovado pela administração do clube em 2 de maio de 2007 e em grande parte mantém a continuidade com o emblema anterior. Os elementos tradicionais do clube incluem as cores azul e carmesim e um leão dourado. A imagem de um leão refere-se ao brasão de armas da Escócia, de onde eram os fundadores do clube, George Ramsay e William McGregor. O local do nome completo do clube “Aston villa” agora aparece com a abreviatura AVFC (Aston Villa Football Club). À esquerda está uma estrela branca de cinco pontas dedicada a vencer a Copa da Europa (1982).
2008 – 2016
Os designers escolheram um tom diferente de azul e usaram bordô em vez de framboesa.
2016 – presente
2016 foi especialmente ruim para o Aston Villa: a equipe foi expulsa da Premier League e pagou £ 100.000 por um novo logotipo muito semelhante ao anterior. Os designers apenas retiraram a palavra “PREPARADO”, aumentaram um pouco o leão e adicionaram garras a ele.
Fonte e cores do logotipo
O leão se tornou o principal símbolo do Aston Villa no início e não deixou o logotipo desde então. É uma homenagem ao Royal Arms of Scotland e à herança escocesa de Birmingham. Os designers apenas mudaram a cor, o estilo e a posição do animal, e também experimentaram o contexto visual.
O leão heráldico era mais frequentemente representado contra o fundo de escudos redondos ou retangulares com uma base pontiaguda. Foi complementado pelo lema “Preparado”, que é utilizado pela equipe desde 1878. Agora o slogan está ausente: os desenvolvedores simplificaram o logotipo para combinar com o minimalismo da moda.
A abreviatura que adorna a parte superior do escudo é uma fonte serifada. Esta fonte é chamada de Stempel Garamond Bold e pertence ao grupo French Oldstyle. Foi criado pelo impressor parisiense Claude Garamond na primeira metade do século XVI.
O logotipo reflete as cores oficiais da Aston Villa: bordô (# 670E36) e azul (# 95BFE5). Eles são complementados por um amarelo brilhante (# FEE505), que tem sido usado para o leão desde 1992.