Uma cor vermelha moderna no logotipo e na forma do Arsenal apareceu devido ao clube Nottingham Forest. Fred Beardsley, Bill Parr e Charlie Bates são os três jogadores de futebol, que se mudaram do último clube para o Dial Square, o antigo nome do Arsenal, levando camisetas vermelhas com eles. Não havia dinheiro nem para novos equipamentos, então eles foram forçados a deixar as camisetas mencionadas acima, e compraram as mesmas para outros jogadores. Além disso, eles deram shorts brancos e golfe azul e branco.
Significado e História
O clube foi fundado na área londrina de Woolwich em 1886, onde o Royal Arsenal, o Royal Artillery Regiment e muitos hospitais militares estavam localizados. Por dois anos, o Arsenal jogou sem logotipo, e depois levou o brasão de Woolwich, onde as armas eram retratadas. Quando o clube se mudou para Highbury em 1913, as armas foram deixadas como uma marca no logotipo. No início, o cano retratado no logotipo do Arsenal estava direcionado para o leste e, em seguida, foi virado para o oeste. Hoje, a arma apontada para o leste novamente. Por quê? Ninguém sabe.
A imagem desta arma permaneceu como o principal símbolo do clube nas 17 temporadas seguintes, quando o “canhão ocidental” foi ligeiramente alterado e assumiu a forma de um novo emblema com a expressão latina “Victoria Concordia Crescit”. A imagem existe nesta forma desde 1949 até os dias atuais.
Dial Square foi o primeiro nome do clube devido ao parque de mesmo nome, localizado nas proximidades. Em seguida, foi chamado de Royal Arsenal, e ao mudar para a moda, os executivos de Highbury decidiram deixar apenas o Arsenal como uma homenagem à área onde o clube surgiu.
O brasão de Victoria Concordia Crescit foi a imagem oficial do clube desde o primeiro jogo da temporada 1949-50, quando o público o viu no programa pré-jogo.
Dois anos depois, a gestão do clube decidiu implementar a frase latina relacionada, que se tornou o lema oficial do Arsenal na temporada de 1949/50. O novo logotipo do Arsenal também incluía a inscrição “Arsenal” em estilo gótico, virada para oeste, e o brasão da área londrina de Islington.
Nos 53 anos seguintes, o primeiro brasão do Victoria Concordia Crescit permaneceu inalterado, tendo passado por vários reparos cosméticos. No início, mais cores foram adicionadas ao logotipo, e o motivo decorativo do lema Victoria Concordia Crescit foi substituído por um mais moderno. Além disso, depois de um tempo, várias cores de ouro foram adicionadas ao brasão também.
Assim, por mais de meio século, o clube de futebol Arsenal quase não mudou suas tradições de acordo com o respeito ao emblema oficial, mas em 2002 a liderança decidiu por uma verdadeira revolução do simbolismo primário. A decisão de modernizar quase totalmente o logotipo do Arsenal foi tomada por duas razões. Em primeiro lugar, o brasão de Victoria Concordia Crescit inclui vários elementos, na origem dos quais existem algumas divergências, pelo que a gestão do clube não pode ser totalmente responsável pelos direitos de autor. Em segundo lugar, a promoção do clube no futuro sempre foi uma ideia fundamental de liderança e, devido à construção de um novo estádio e à mudança dos milênios, decidiu-se criar um novo logotipo do Arsenal.
As amostras de camisetas da equipe da temporada 2011/12 foram lançadas com um novo brasão em homenagem ao 125º aniversário do clube. O novo logotipo do Arsenal foi uma combinação do moderno e da primeira versão de 1888. Quinze folhas de carvalho simbolizam 15 fundadores que se conheceram no Pub Royal Oak. Outras 15 folhas do louro foram retratadas em moedas de seis centavos, que os 15 fundadores colocaram no tesouro geral em 1886. Avançar é o lema, relacionado com armamento e batalhas. Este projeto militar foi usado anteriormente no exército.
O simbolismo do Arsenal FC traça a herança histórica. A maioria dos logotipos retratam armas que, por razões desconhecidas, são posicionadas no leste ou oeste. A única exceção é o emblema do clube dos anos 1930: a abreviatura AFC em estilo art déco.
1888 – 1922
Dois anos após a estreia, o clube passou a usar um logotipo inspirado no brasão do bairro londrino de Woolwich. Três colunas decoradas com cabeças de leão são armas. Eles estão relacionados ao fato de que a equipe foi fundada pelos trabalhadores da fábrica do Royal Arsenal.
1922 – 1925
Depois de mudar o nome em 1913, o clube levou nove anos para desenvolver um novo logotipo. Desta vez, há apenas um logotipo na forma de uma arma. A arma tem rodas grandes dentro de um oval invertido. O cano da arma olha para a direita. À esquerda está o apelido da equipe, The Gunners, obtido de uma conexão com a fábrica do Royal Arsenal.
1925 – 1930
No emblema de 1925, a arma está posicionada para a esquerda. Essa opção foi usada nos cinco anos seguintes.
1930 – 1936
Os designers colocaram armas de artilharia em um escudo branco com um contorno vermelho. A parte inferior é ocupada pela inscrição “A. F. C., 1930. ”
1936 – 1949
Em 1936, o gerente de Herbert Chapman propôs um novo logotipo art déco: um hexágono com monograma. As letras C e A que se cruzam com a bola de futebol formam as iniciais do clube AFC. A mesma placa adornou o estádio em Highbury por várias décadas.
1949 – 1994
No final dos anos 1940, uma arma apareceu no logotipo novamente. O canhão está no meio do escudo heráldico. Acima – a inscrição “Arsenal”, feita em gótico. Abaixo da linha horizontal está o brasão da área de Islington com o ditado latino “Deus Per Omnia”. Ainda mais baixo é a fita com o lema “Victoria Concordia Crescit”. Use esta frase sugerida pelo editor do programa pré-jogo Harry Homer.
1994 – 1996
Os designers pintaram o logotipo e o colocaram dentro de um escudo quadrangular azul com base redonda. Na parte superior está escrito o apelido do clube: “Os Artilheiros”.
1996 – 2001
Pequenos detalhes do logotipo mudaram: a moldura fina no meio desapareceu; um largo contorno dourado apareceu ao redor do grande escudo.
2001 – 2002
O emblema de 1949 voltou. O símbolo é pintado da mesma forma que o pequeno escudo do logotipo de 1996.
2011 – 2012
A equipe comemorou seu 125º aniversário com um novo logotipo que foi usado durante a temporada 2011/2012. Os designers complementaram o escudo com elementos retirados do emblema de 1888. Quinze folhas de carvalho simbolizam os criadores do clube. Quinze folhas de louro – moedas que os fundadores juntaram como um sinal de unidade.
2002 – presente
O Arsenal FC não conseguiu patentear o simbolismo do clube, por isso foi forçado a substituí-lo. A arma permaneceu, mas agora parece para a direita. Acima está a palavra “Arsenal”. O brasão parece convexo devido à coloração específica. A gama inclui cinco cores: vermelho, bordô, branco, azul, taupe.
Fonte e cores do logotipo
O principal elemento do emblema do Arsenal FC foi e continua sendo um canhão de artilharia. Ele apareceu pela primeira vez no logotipo em 1888, quando o clube decidiu usar o brasão de Woolwich como um sinal gráfico. Mas então a arma não parecia como agora: ela estava direcionada para cima e sua parte inferior era decorada com cabeças de leões. Com o tempo, os artistas modernizaram o design, tornando o canhão bidimensional e virando-o de lado para o observador.
A temática militar, refletida no nome e emblema da equipa de futebol, deve-se à proximidade de duas instalações estrategicamente importantes – o Regimento Real de Artilharia e o Arsenal Real, que se localizavam na mesma zona onde funcionava o clube. Outra parte tradicional do emblema é o escudo heráldico em forma de triângulo com lados arredondados.
O logotipo do Arsenal FC é escrito em uma fonte sans-serif que lembra o Clearface Gothic Roman. Parece que os designers adaptaram a fonte original, que foi criada em 1984 por Morris Fuller Benton, e redesenharam caracteres individuais.
Os desenvolvedores não prestaram menos atenção à parte gráfica. O símbolo do clube parece tridimensional devido à combinação de cores bem-sucedida. No meio do escudo, bordô e vermelho são combinados, e ao longo das bordas – branco e azul. A palavra “ARSENAL” também é branca. Os contornos das letras, o canhão e a moldura ao redor do escudo são marrom-acinzentados.