O Apple Pay tem várias vantagens significativas em relação a outros sistemas de pagamento. Ele permite que você pague de forma rápida e segura por bens e serviços usando a tecnologia de transferência de dados sem fio. Ele é usado mesmo na fase de checkout: os clientes podem fornecer as informações necessárias com um toque usando o relógio inteligente Apple Watch ou os serviços de identificação biométrica Touch ID e Face ID. A principal desvantagem do serviço de pagamento móvel é que ele está disponível para um círculo limitado de pessoas – apenas para quem possui um iPad, iPhone e outros produtos da Apple.
Significado e história
O sistema Apple Pay apareceu pela primeira vez em 2014. Os preparativos para seu lançamento começaram um ano antes e foram mantidos no mais estrito sigilo: os bancos que trabalhavam no projeto nem sabiam seu nome e não tinham ideia de quem pertencia. Antes de embarcar em sua ideia revolucionária, a Apple comprou muitas startups de que poderia precisar e patenteou várias tecnologias relacionadas a pagamentos sem contato. Seus parceiros iniciais foram Visa, MasterCard e American Express.
Em setembro de 2019, uma corporação americana declarou cartões com fitas magnéticas inseguros e introduziu uma alternativa – o serviço Apple Pay. Ele estreou com o iPhone 6 e até certo ponto só suportava mapas dos EUA. Com o tempo, o serviço foi expandido para outros países.
Este sistema de pagamento, como tudo o que diz respeito à Apple, está sujeito a regras gerais de branding. Seu logotipo, como esperado, contém um ícone representando uma maçã mordida. À direita está a palavra “Pay”, escrita em uma fonte sans-serif preta estrita. Assim, a imagem substitui a primeira palavra no nome do serviço, como um elemento de um rébus. A empresa fez um redesign para levar a identidade visual do Apple Pay a novos padrões.
2014 – 2016
O primeiro logotipo foi revelado em um evento dedicado à apresentação do iPhone 6. Os usuários, na verdade, não viram nada de novo: os designers recriaram o símbolo icônico em forma de maçã e o combinaram com a palavra “Pay”. A maçã tinha uma textura familiar. A parte inferior consistia em duas ovais unidas em forma de ovo, direcionadas com o lado estreito para baixo. À esquerda havia um entalhe semicircular, simulando um local de mordida. Acima pendia uma folha em forma de elipse com bordas pontiagudas. Foi inclinado em um ângulo de 45 graus e separado da base por um espaço vazio.
Para a palavra “Pay”, os desenvolvedores escolheram a fonte Myriad – uma sans serif humanista com traços finos da mesma largura. A primeira letra era maiúscula e a segunda e a terceira eram minúsculas.
2016 – presente
Em 2016, o iOS 10 introduziu uma nova fonte chamada San Francisco. Este foi o motivo da renovação do logotipo do Apple Pay. Mas nenhuma mudança global se seguiu: os designers limitaram-se apenas a modificar a inscrição. Eles tornaram mais claro e visível aumentando a ousadia das letras. Por sua vez, o símbolo icônico na forma de uma maçã mordida foi ligeiramente reduzido. Agora ele não domina, mas está em pé de igualdade com a palavra “Pagar”.
Há também um ícone branco em um quadrado preto. As lojas usam a terceira opção – o emblema padrão em um retângulo branco com borda preta, que possui cantos arredondados.
O logotipo do sistema de pagamento é construído com base nos mesmos princípios de outras marcas distintivas dos produtos Apple. A maçã representada no lado esquerdo é conhecida das histórias bíblicas sobre Adão e Eva, onde foi interpretada como um fruto proibido colhido da árvore do conhecimento. Além disso, uma maçã caiu na cabeça do físico Isaac Newton quando ele fez uma nova descoberta. Portanto, também é um símbolo de iluminação. Os alquimistas viam no fruto popular a personificação do misterioso quinto elemento e comparavam sua estrutura com o processo de obtenção do conhecimento. E o fundador da inteligência artificial, Alan Mathison Turing, foi envenenado por uma maçã, que também é simbólica.
Fonte e cores do logotipo
A palavra “Pay”, localizada à direita do famoso ícone da Apple, está escrita em uma fonte da família San Francisco. Esse tipo de letra costumava fazer parte da estrutura do WatchKit, mas foi desmembrado em 2014. Inicialmente, foi usada como fonte oficial do Apple Watch, depois passou para o restante dos produtos da empresa. As letras não têm serifas, todos os traços são de peso médio e aproximadamente da mesma espessura. “P” é maiúsculo, “a” e “y” são minúsculos.
De acordo com as diretrizes da marca, o logotipo do Apple Pay só pode ser preto e branco. Isto aplica-se tanto à inscrição como ao símbolo gráfico. Outros esquemas de cores são proibidos. O fundo preferido é branco ou qualquer tom claro.