O jogo de ficção científica Anthem se passa em um mundo pós-apocalíptico. Os personagens principais têm que salvar a humanidade da extinção final usando exoesqueletos que os dotam de superpoderes. O autor da ideia é Casey Hudson, e especialistas do estúdio canadense BioWare estiveram envolvidos em sua implementação. Publicado pela corporação americana Electronic Arts.
Significado e história
O que é Anthem?
Anthem é um RPG de ação em terceira pessoa desenvolvido pela BioWare Edmonton. Seu enredo de ficção científica é baseado no tema da luta eterna entre as forças do mal e do bem em um mundo que não está adaptado para a sobrevivência. O jogo é adaptado para várias plataformas, incluindo Windows, Xbox One e PlayStation 4.
Os desenvolvedores gostaram tanto da ideia original que chamaram o projeto de Dylan em homenagem ao musical “revolucionário” Bob Dylan. Na opinião deles, a novidade deveria fazer a mesma revolução, apenas no mundo dos jogos de computador. Isso era esperado, porque Casey Hudson e sua equipe tinham acabado de criar a terceira parte da aclamada série Mass Effect.
Anthem é comercializado como um jogo de tiro em terceira pessoa, embora contenha elementos de outros gêneros. Vai além da estrutura usual e às vezes parece muito contraditório. Mas isso não é a única coisa que o diferencia dos outros jogos. O RPG de ação tem um logotipo brilhante e memorável, que é o resultado de uma colaboração entre a Electronic Arts e a BioWare.
Desenhado por profissionais que podem transformar uma simples inscrição em uma obra de arte. Para fazer isso, eles usaram uma transição de cores complexa, geometria clara e recortes incomuns. Eles conseguiram criar o logotipo certo para um atirador de ficção científica e fazer a palavra “ANTHEM” se destacar de milhares de outras.
Os desenvolvedores não confiaram no símbolo. Eles usavam apenas um signo verbal, então a inscrição não apenas indica o nome do jogo, mas também transmite a atmosfera pós-apocalíptica do universo. O design é muito simples: os designers não adicionaram nada supérfluo e até removeram vários elementos importantes. Seis letras, quatro cantos arredondados, três recortes e um gradiente incomum são o que tornam o logotipo da Anthem único. Esse minimalismo o torna mais memorável, como os famosos arcos do McDonald’s.
Fonte e cores do logotipo
As equipes criativas da Electronic Arts e da BioWare adotaram uma fonte sans-serif padrão como base. Eles mudaram a aparência das letras para dar um toque pessoal. A primeira coisa que chama sua atenção são os vazios no lugar de alguns elementos. A está faltando metade da diagonal esquerda, H está faltando uma parte do traço horizontal e E está faltando no topo da linha vertical. Mas o cérebro humano preenche as lacunas e percebe a palavra como se tudo estivesse bem com ela. Os psicólogos deram a esse fenômeno um termo separado: gestalt. Uma técnica semelhante é usada no logotipo da Electronic Arts.
Para tornar o nome do Anthem legível, os designers aumentaram o espaço entre os personagens e fizeram o espaçamento uniformemente. Eles também arredondaram os cantos internos da primeira, terceira, quarta e quinta letras. Este pequeno detalhe enfatizou a singularidade da inscrição.
O esquema de cores do logotipo combina com a paleta de um videogame e contrasta fortemente com as cores familiares de outros atiradores pós-apocalípticos. A marca nominativa reflete o brilho do universo da aventura. A combinação de laranjas, rosas e vermelhos faz com que a palavra se destaque. O gradiente parece apropriado, porque o mundo da Anthem também é bastante colorido, além disso, a equipe da Electronic Arts conectou microsites e trailers usando transições de cores. E como o logotipo é usado apenas digitalmente, os designers não precisaram adaptá-lo para impressão.
O que o fogo representa no Anthem?
O fogo no Anthem é um símbolo tanto positivo quanto negativo, porque pode tanto destruir quanto aquecer. Está intimamente relacionado com a trama do jogo: um personagem chamado Prometeu encontrou a eletricidade e decidiu devolvê-la à sociedade, mas foi expulso por iniciativa dele. Como você sabe, na mitologia grega antiga, esse era o nome de um dos titãs que davam fogo às pessoas.
O que a cor branca simboliza no Anthem?
No mundo da Anthem, o branco não é associado apenas à pureza - ele simboliza a ausência de rosto, a falta de individualidade e o direito de escolha. Por um lado, existe paz na sociedade e todos são iguais. Por outro lado, não existem emoções positivas e cores vivas na vida das pessoas.