Animal Crossing é um videogame japonês da Nintendo. Foi desenvolvido por dois designers – Katsuya Eguchi e Hisashi Nogami. Ela estreou na primavera de 2001. Para 2021, existem 5 variantes básicas desta série para a plataforma Nintendo. O add-on também apresenta 3 spinoffs na forma de um jogo de tabuleiro, um jogo sandbox e um simulador de vida para dispositivos móveis. O jogador atua como um aldeão e está localizado em uma vila com animais antropomórficos, onde desenvolve diversas atividades – da pesca à mineração.
Significado e história
A jogabilidade está associada não só ao recolhimento, mas também ao estudo da área. Para isso, o personagem se desloca de um povoado para o outro e permanece neles por um período ilimitado. Mas os heróis do jogo não têm objetivos específicos – eles apenas vivem, como se estivessem em um mundo paralelo, porque todos os eventos acontecem em tempo real.
Ao mesmo tempo, o jogador se dedica a diversos trabalhos: plantar árvores e plantas, contatar moradores locais, arrecadar itens, que é o fator básico da série. Ele pode coletar qualquer coisa: fósseis, frutos de árvores, coisas descartadas, conchas e muito mais. O personagem vende os itens minerados pela moeda local – Bells. E com o dinheiro compra roupas, móveis, quita o empréstimo, investe em estoques e compra ferramentas especiais. Com a ajuda deles, o herói pode coletar ainda mais coisas para vender e ganhar dinheiro.
Ao mesmo tempo, durante o jogo, a aparência do jogador, assim como sua casa, pode mudar. Ele faz um penteado diferente, compra ou costura roupas novas para si, usa acessórios, mobília a casa, amplia, conserta, cola papel de parede e assim por diante. Considerando o tipo de terreno, a imagem dos habitantes, os pontos de localização dos edifícios, outras localizações são geradas aleatoriamente no momento de iniciar o jogo.
Mas em algumas versões do simulador há exceções: o personagem principal escolhe o lugar onde sua “vida” acontecerá (de 4 locais planejados). Em qualquer caso, todos os aspectos observados ressoam bem com o logotipo da Animal Crossing. Eles são harmoniosamente transmitidos na forma de um design tranquilo de “casa”. Existem dois tipos de logotipos usados para edições internacionais, enquanto em japonês eles têm um formato diferente.
2002 – presente
O jogo ganhou um estilo de logotipo interessante desde o início. Ele respira paz, paz, confiança, o que ressoa perfeitamente com o conceito principal. O título da série está escrito em algo que lembra uma superfície de madeira. Isso é evidenciado pela textura do plano de fundo e sua cor. Ele imita um sinal de porta. Essa impressão é reforçada pela saudação “Bem-vindo a” em uma fonte serif fina.
A placa figurada parece ser esculpida em madeira, e seu contorno superior tem a forma do telhado de um longo edifício com um relógio no centro. Dizem que o tempo gasto com o simulador de vida é infinito e que ele se move em paralelo com o mundo exterior. Sombras pretas são desenhadas abaixo e à direita do logotipo, o que o torna volumétrico.
2019 – presente
O emblema atualizado foi usado pela primeira vez no lançamento do Nintendo Switch de Animal Crossing: The New Horizons. Parece quase o mesmo, apenas com pequenas alterações. A textura amadeirada é reforçada por linhas horizontais, rachaduras, rugosidade visual. As letras amarelas são complementadas por sombras bege escuro, o que faz com que a inscrição pareça convexa. O relógio mecânico na marcha permaneceu o mesmo. Os designers iluminaram a cor do logotipo.
Fonte e cores do logotipo
A marca individual do jogo de simulação permaneceu quase inalterada. Na segunda versão, alguns ajustes foram feitos, mas são tão pequenos que à primeira vista nem chamam a atenção. A maioria das correções está relacionada ao aprimoramento da textura da madeira e aos ajustes de cores.
O emblema usa uma fonte que lembra Fink Heavy, uma fonte de quadrinhos desenhada pela House Industries. Faz parte da família RatFink e consiste em letras “saltitantes” com grandes serifas.
A paleta de cores é calma, contida, com predomínio dos tons de bege, que se aproximam o mais possível da escala amadeirada. Estes incluem marrom, verde-oliva, amarelo e preto ou cinza para contornos.