A marca Android se esforça para ser o mais inclusiva possível, pois apresenta um sistema operacional aberto que atinge bilhões de usuários ativos. O sistema operacional é projetado para uma variedade de dispositivos, incluindo smartphones, TVs, relógios, carros, tablets e outros equipamentos. A primeira versão da plataforma apareceu em 2008 – três anos depois que a multinacional Google adquiriu a Android, Inc.
Significado e história
O lançamento do sistema operacional móvel foi anunciado em 2007. Ao mesmo tempo, os líderes da corporação Google começaram a pensar na identificação visual de seu novo produto e trouxeram toda uma equipe de designers. Irina Blok recebeu o pedido para o desenvolvimento do logotipo. Junto com seus colegas, ela criou esboços de todos os tipos de andróides, pois os donos do delirante queriam um robô para ser a estrela da imagem. Antes de a opção escolhida se tornar um ícone Android bastante conhecido, ela passou por muitas mudanças e transformações.
2008 – 2019
A primeira versão do robô era em preto e branco, mas isso não o impediu de se tornar um símbolo internacional. A designer gráfica Irina Blok usou formas geométricas simples como blocos de construção. O tronco é um quadrado assimétrico, a cabeça é um semicírculo, as antenas são pequenas linhas finas, os olhos são círculos brancos e os membros são listras largas com extremidades arredondadas. De um conjunto banal de elementos, surgiu um logotipo memorável, com o qual todos os usuários da Internet agora estão familiarizados.
Irina Blok experimentou por muito tempo antes de chegar à versão final. Ela buscou inspiração em uma variedade de fontes, incluindo filmes de ficção científica. Mas a busca pelas estrelas não era inspiradora o suficiente. No final, Irina Blok tomou como base os tabletes das portas dos banheiros, onde se desenham figuras de homens e mulheres, formadas por círculos, triângulos e quadrados. Essa opção acabou sendo a mais bem-sucedida, porque é compreensível para pessoas em todo o mundo. Também houve rumores de que o andróide foi copiado de um personagem do jogo de arcade Gauntlet: The Third Encounter, mas o designer negou as acusações de plágio.
2008 – 2014
Depois de alguns ajustes, o símbolo do sistema operacional ficou verde. Para ele, o tom verde claro (# A4C639) foi escolhido para criar um contraste com as outras cores. Simultaneamente ao ícone do robô, uma marca nominativa azul foi usada: a inscrição estilizada “ANDROID”. A maioria das letras não tinha linhas laterais, com o primeiro “A” parecendo minúsculo. Foi assumido que tal fonte seria a mais avançada tecnologicamente e “computador”.
2014 – 2019
Em 2014, o sistema Android 5.0 Lollipop foi lançado com um novo logotipo. Os designers mantiveram a imagem clássica do robô, mas a repintaram em um tom mais escuro. “Android” agora é verde claro com todos os caracteres convertidos em minúsculas. Para a marca nominativa alterada, os desenvolvedores escolheram uma fonte compreensível – uma circular sem serifa geométrica. Os usuários viram essa opção de design pela primeira vez no Android 4.4.4 KitKat, mas recebeu o status de um logotipo de texto oficial apenas no sistema Lollipop.
2017 – 2019
Pouco antes do redesenho global, os criadores do sistema operacional atualizaram a inscrição, deixando as letras em negrito. A nova versão apareceu na tela de carregamento, nos anúncios e no site da plataforma.
2019 – presente
O logotipo atual do Android é o resultado de um trabalho meticuloso da HUGE. Representantes da agência de criação revisaram completamente a marca familiar para adicionar modernidade e acessibilidade a ela. A base da identidade é a cabeça verde de um robô em forma de semicírculo com olheiras e duas antenas. Tudo está normal, mas a cor agora está próxima da hortelã.
Para as letras, os designers usaram uma fonte preta e mais fina. Isso tornou possível tornar o título bem legível contra qualquer fundo. As mudanças entraram em vigor com o lançamento de uma nova versão do sistema operacional – Android 10.
Fonte e cores do logotipo
O ícone icônico da plataforma foi nomeado Bugdroid devido ao fato de que sua parte superior realmente se assemelha a um besouro. A própria equipe do Android criou este apelido cômico, e ainda é usado hoje, apesar do fato de que o torso do robô está faltando no emblema. O amigável mascote originalmente simbolizava a curiosidade e a diversão que estão no cerne dos padrões de sistema operacional aberto.
A fonte do logotipo do Android mudou de complexa para simples porque os desenvolvedores perceberam como é importante tornar as letras claras e compreensíveis. Os designers da HUGE selecionaram uma fonte sem serifa adequada para exibição em qualquer tamanho de tela. É semelhante ao Montreal Serial Medium, mas as letras na parte inferior têm curvas leves. Ao mesmo tempo, a inscrição tornou-se completamente preta, o que também foi projetado para aumentar a legibilidade.
Após o redesenho, o Bugdroid recebeu uma cor verde atualizada (# 3DDC84). Além disso, os especialistas criaram uma paleta inteira de tons adicionais para melhorar o contraste. Agora, até os logotipos amarelo-esverdeado, laranja e azul são considerados oficiais e permitidos para uso em diferentes contextos visuais.