O RSC Anderlecht Brussel foi criado em 1908 por doze amantes de futebol no Café Concordia. No início era conhecido como Sporting Club Anderlechtois, e 25 anos depois a palavra “Royal” apareceu antes do nome. Em 1993, o clube foi rebatizado de Royal Sporting Club Anderlecht Bruxelas, embora a versão da sigla seja agora muito mais comum. As cores oficiais da organização são branco e magenta. Eles são apresentados tanto nos uniformes dos jogadores quanto na logomarca.
Significado e história
O emblema do time de futebol contém os símbolos tradicionais da Bélgica e da comuna do Anderlecht. É multicomponente, com cada elemento sendo detalhado e significativo. A placa gráfica mudou muitas vezes, mas sua estrutura sempre permaneceu a mesma de 1981.
1933 – 1981
Em 1933, a palavra “Royal” foi adicionada ao nome do clube, então uma coroa dourada adornada com pedras verdes e vermelhas apareceu no logotipo. O símbolo do poder é representado na junção de dois anéis conectados em branco e azul. No interior estão as letras “S”, “C” e “A”, retiradas da frase “Sporting Club Anderlechtois”.
1981 – 1989
Em 1981, foi realizado um redesenho radical, com o resultado que o emblema parecia um escudo retangular com uma base pontiaguda. No topo, em um retângulo separado, está a inscrição “R.S.C. ANDERLECHT “.
A parte principal é ocupada por uma complexa composição gráfica, composta por duas bandeiras preto-amarelo-vermelhas da Bélgica, uma fita com o lema “Mens sana in corpore sano”, uma coroa, dois anéis, a abreviatura “SCA” e o brasão da comuna de Anderlecht. Na parte inferior estão duas espigas douradas de trigo e, no fundo, grandes bandeiras de clube que contêm três listras verticais: uma branca e duas roxas.
1989 – 2001
Devido ao fato do escudo ter adquirido uma forma complexa, o nome do clube mudou para baixo e os elementos centrais foram reduzidos. O desenho da coroa também mudou: tem uma parte interna vermelha. O brasão da comuna Anderlecht também parece novo: agora parece um símbolo de uma imobiliária. Magenta é usado em vez de azul.
2001 – 2002
O escudo heráldico desapareceu junto com o nome do clube. Apenas a composição central, consistindo de muitos pequenos elementos, permaneceu. A paleta de cores foi atualizada novamente: os designers usaram roxo em vez de magenta. As proporções também mudaram ligeiramente: agora a letra “C” da abreviatura “SCA” se funde com os anéis.
2003 – 2008
Os designers do logotipo reduziram o “C” para caber entre dois anéis que se cruzam. Eles também tornaram a imagem mais clara, removendo parte do preto e adicionando mais branco.
2009 – 2010
Em 2009, as cores do logotipo do Anderlecht ficaram mais brilhantes. O roxo adquiriu uma tonalidade azul pronunciada.
2010 – presente
Em 2010, três estrelas foram adicionadas em uma composição gráfica complexa, uma para cada dez campeonatos belgas vencidos.
Fonte e cores dos emblemas
O emblema do Anderlecht tem quatro bandeiras ao mesmo tempo. Dois deles pertencem ao clube e outros dois parecem tricolores belgas nos mastros. A coroa testemunha o sucesso do time de futebol. As espigas de trigo simbolizam prosperidade, riqueza e prosperidade. O lema, que está escrito na fita, pode ser traduzido como “Em um corpo são – uma mente sã”, o que é cem por cento consistente com o tema esporte. O brasão da comuna Anderlecht é retratado da forma mais fiel possível.
As letras “SCA”, que sobreviveram desde o nome do Sporting Club Anderlechtois, têm serifas grandes e angulares. O mote tem uma fonte completamente diferente, que é escrita de forma grotesca.
Três cores são usadas para as bandeiras da Bélgica: Preto Eerie (# 18171A), Aureolin (# FCEC04), Lago permanente de gerânio (# E92D2A). Além disso, Aureolin é destaque no mini brasão da comuna de Anderlecht, onde é combinado com Rich Electric Blue (# 0091D0). Três estrelas são pintadas em Amarelo Mostarda (# E0AA00), enquanto o anel esquerdo e as listras verticais no fundo são em Violeta Espanhola (# 4C2484).