A Adobe é uma empresa mundialmente famosa que promove a tecnologia da informação e o desenvolvimento de software. Além disso, ela é detentora dos direitos autorais dos formatos PDF e TIFF. Seu trabalho começou em 1982, quando John Warnock e Charles Geschke decidiram abrir seu próprio negócio. A Adobe Systems Incorporated está sediada em San Jose, Califórnia.
Significado e História
O logotipo da empresa foi proposto pela esposa do cofundador da Marva Warnock. Foi aceito imediatamente e utilizado como simbolismo individual até 1993. Ao longo de sua existência, a Adobe teve dois emblemas e o mesmo número de variações fixas. Ou seja, a partir do momento em que o logotipo apareceu, ele mudou apenas três vezes.
1982 – 1990
A versão de estreia contém um nome de empresa transformado graficamente. Este é um retângulo cinza escuro com uma letra branca “Adobe” em maiúsculas. As letras parecem superpostas umas às outras, então “E” se destaca sob “B”, “O” se destaca sob “D” e “A” se sobrepõe à perna do segundo caractere. Além disso, a primeira letra da palavra é feita na forma de um triângulo aberto na parte inferior, o que cria a impressão de abertura.
Sob o nome, formado a partir do nome do córrego da Califórnia que flui entre Mountain View e Palo Alto, a frase “Systems Incorporated” está localizada. Todas as letras são maiúsculas, do mesmo tamanho.
1990 – 1993
A base desse logotipo foi seu antecessor, que passou por um pequeno ajuste. Como resultado, a inscrição inferior “Systems Incorporated” desapareceu e a palavra “Adobe” ficou preta em um fundo branco.
1993 – 2014
Em 1993, o emblema da empresa recebeu uma interpretação completamente nova: agora é a letra inicial “A” em fundo vermelho. O estilo de escrita, forma, cor – tudo é preservado nos mínimos detalhes, para lembrar aos usuários o máximo possível a versão de estréia. Esta etapa foi tomada em conexão com a introdução do software chamado Adobe Creative Cloud, que estava nas cores vermelho e branco.
Posteriormente, a mesma versão foi usada para designar outros produtos inovadores: Photoshop (em 2013), Adobe Acrobat e Adobe Dreamweaver (em 2015). Agora é relevante e opera em paralelo com a versão posterior.
2014 – 2020
O logotipo, apresentado por Acid House e John Warnock, foi criado para o site oficial. Ele repete quase completamente o antecessor com a diferença de que a palavra “Adobe” está localizada separadamente do sinal gráfico.
2020 – presente
Após a intervenção do estúdio The Acid House, a logomarca do programa editorial recebeu ajustes mínimos. Eles estão associados principalmente à cor. A palavra de baixo “Adobe” mudou de preto para vermelho, assim como a parte de fundo do retângulo superior, no espaço negativo do qual o encaracolado “A” aparece. A fonte escolhida para o decalque é preservada – ainda é Adobe Clean Bold Condensed.
Fonte e cores do logotipo
Foi desenvolvido pela esposa do fundador (Marva Warnock) e aprovado no ano do surgimento da empresa de tecnologia da informação. No início, o logotipo continha o nome completo da empresa – “Adobe Systems Incorporated”, com ênfase visual na primeira palavra. Somente restava “Adobe” e, em seguida, apenas uma letra grande “A”. De fato, cada ajuste é uma evolução do logotipo para simplificação, para melhor percepção visual e transmissão conveniente em diferentes mídias.
Além disso, os programas de marca têm sua própria designação. O Adobe Illustrator é uma abreviação laranja com um grande “A” e um pequeno “i”. O Adobe Flash é uma imagem de duas letras do “F” maiúsculo e do minúsculo “f”. O Adobe Photoshop é um emblema da letra maiúscula “P” e da miniatura “s”. Em uma das opções principais, a imagem invertida “d” e “b” também são batidas.
De 1982 a 1993, as palavras no logotipo foram feitas em tipo gráfico – ou seja, foram desenhadas. Mas então a abordagem mudou: a versão em texto tornou-se primordial, onde muita atenção foi dada à fonte. Na versão inicial, o nome do produto está escrito em negrito estendido. Então eles se tornaram mais magros, mais largos e agachados. Além disso, os designers aumentaram a distância entre os personagens e cortaram na diagonal a parte inferior das pernas “d” e “b”.
A paleta de emblemas também é dividida em dois períodos: antes e depois de 1993. A princípio, o fundo era cinza escuro e branco, e as próprias letras foram pintadas em branco e preto. Em seguida, eles adicionaram vermelho, que ainda é usado em combinação com branco.