Não faz muito tempo, ou melhor, em 2019, surgiu no mercado uma rede social de investimentos, a Public. Esta marca posiciona-se como uma associação de investidores; membros desta comunidade de boa vontade compartilham ideias sobre contribuições para o desenvolvimento de negócios, seguem projetos conhecidos, comunicam-se diretamente com os criadores de ideias comerciais. A empresa criou um espaço inclusivo e educativo com traços sociais que simplifica o processo de comunicação entre o criador e a equipe colaboradora.
O logotipo foi desenhado por Mococo (Sausalito, Califórnia). A tarefa dos criativos era repensar a velha imagem visual e adicionar intriga, humanidade e mostrar a diversidade das partes constituintes da própria marca, seja o público-alvo com as suas características ou a heterogeneidade dos projetos.
Os criadores do novo logotipo realizaram a tarefa com sucesso. Uma mancha abstrata de azul, como uma bolha simétrica, que personificava a comunidade e partes iguais no diálogo, agora se transformou em 2 círculos azuis iguais de tamanhos diferentes. Essa imagem dá origem a associações com certa parte de algo completo e completo; com crescimento gradual, implementação; uma gota como uma partícula do oceano; dimensionamento em termos técnicos; com planeta e satélite.
É muito interessante que a tonalidade azul escolhida evoque, sem saber, um sentimento de confiança e fiabilidade na marca. Provavelmente, os iniciadores da reformulação da marca estavam bem cientes de que esse truque psicológico usado no logotipo antigo irá desempenhar um papel desta vez, ajudando a gerar um forte apego emocional e refrescar as memórias do logotipo antigo.
Obviamente, os pontos grandes (aqueles próprios círculos) do logotipo indicam a completude, integridade dos projetos e o envolvimento dos parceiros no sucesso das startups. Com esse rebranding, Public se torna ainda mais visível e vibrante entre os concorrentes. Embora o que os concorrentes possam haver para uma marca tão autoritária e importante para os negócios …