A Berlin Neuköllner Oper, fundada em 1977, adquiriu uma nova identidade visual que reflete mais plenamente as características da marca, seu espírito e missão. De fato, existindo desde 1972, o teatro tem mostrado um desejo progressivo de expandir significativamente as fronteiras tradicionais do gênero, oferecendo ao público uma ampla variedade musical e produções de ruptura de gênero. Seu campo de atuação abrange quase todas as áreas, desde operetas e óperas até musicais, revistas, novelas. As performances distinguem-se pela presença de humor cintilante e uma abordagem criativa única. O fundador da marca, Winifred Radeke, é compositor e músico de igreja. Além disso, este último teve forte influência em sua obra e no repertório da Ópera de Neuköllner. Desde 1988, o grupo tornou-se proprietário de instalações próprias com 220 lugares. Agora, o teatro realiza de 10 a 12 apresentações por ano, atualizando constantemente seu repertório. Acompanhando os tempos, a marca sentiu a necessidade de mudança e alterou sua identidade visual, o que permitiu que ela se aproximasse muito de seu público, dando um passo significativo na popularização de sua própria visão da arte teatral.
A nova visualização reflete a visão da marca de uma alternativa à ópera tradicional. A visão do teatro da ópera como um cruzamento entre drama e música é a base de sua própria marca, com o objetivo de destacar a importância da música e a diversidade do teatro, que são a base de toda a existência da Neuköllner Oper. A nova versão desenvolvida do logótipo adquiriu um carácter lúdico e alguma irreverência, o que o torna especial num ambiente de grande diversidade de formas e tipos de identidade teatral.
A base gráfica da identidade é um círculo, que em sua interpretação dinâmica está constantemente encolhendo e alongando dependendo do tipo, forma e tamanho dos layouts. A composição é complementada por letras em negrito N e K em cada lado da figura, criando uma percepção visual da composição como uma imagem estilizada do rosto humano de um cantor de ópera executando uma composição musical no topo de sua voz. O segundo elemento do logotipo é uma marca nominativa em um design conservador, que serve como “âncora” visual para todos os elementos que formam uma individualidade característica. O texto está na fonte Schick Toikka Dia, eficaz na exibição das informações visuais necessárias tanto isoladamente quanto em combinação com diferentes versões do logotipo. Acabamento em uma cor preta conservadora, adiciona diversão à composição, garantindo assim atratividade e memorização. Mas sua abreviação – NKO, pelo contrário, torna-se deliberadamente séria, fornecendo ao sinal um excelente favicon e avatar nas redes sociais.