A Australian Football Premier League (A-League) anunciou recentemente a mudança da marca de suas ligas – A, W e Y. A partir de agora, as três ligas principais serão renomeadas sob a nova bandeira da A – league. As ligas masculina, feminina e juvenil estão divididas de acordo. Nada de anormal, basta pensar, quem entre as marcas e times esportivos não muda de aparência agora?
Mas aqui começa o mais interessante: comentários sarcásticos apareceram na rede e por um motivo, uma onda caiu sobre a marca esportiva. Assim que o novo logotipo surgiu, o olhar atento dos fãs observadores apontou para a semelhança com o logotipo da Adelaide Building Consultancy, o que claramente não favorece a nova imagem visual.
O mais importante no logotipo de qualquer marca é sua mensagem única, que ela compartilha com o público-alvo. Se há uma história, uma lenda da criação, um grande número de especialistas atraídos, e o resultado é ruim, é quase invisível, ou talvez pareça ser uma dublagem de uma imagem gráfica já existente e puxa para o plágio, então isso geralmente é pura escuridão.
De acordo com o Sydney Morning Herald, a construtora já respondeu a uma possível violação de direitos autorais e está considerando a possibilidade em tribunal de defender a exclusividade de sua marca. Além disso, eles também mudaram de marca recentemente e afirmam que não desejam alterar seu logotipo antigo.
A relutância em compartilhar seu elemento gráfico com um representante, ainda que de outra esfera, mas, mesmo assim, também de negócios, é compreensível. O Diretor Gerente da Adelaide Building Consultancy, Timothy Rogers, fez um comentário vago que, dizem, não sabemos exatamente o que fazer, porque a situação é engraçada, e eu gostaria de saber a posição da A-League sobre o assunto.
Claro, esta é uma situação desagradável, pois algumas das partes serão infringidas, porque os logotipos, convenhamos, são idênticos. Pode-se presumir que uma marca está tentando seguir o caminho de sucesso de outra. Mas são áreas completamente diferentes, é surpreendente que eles, vindos de lados diferentes, tenham encontrado uma imagem comum para as suas marcas.
É um péssimo sinal para uma construtora que, de acordo com o News.com.au, a Adelaide Business Consultancy não tenha registrado sua marca antes. E os caras espertos da APL já fizeram isso – eles registraram um novo logotipo para uso em 11 anos.
A confiança da liga justifica-se: de acordo com a sua resposta, podemos dizer que as sessões estratégicas foram realizadas com o envolvimento de especialistas para desenvolver a marca, e todos os procedimentos formais necessários para o registo do logótipo foram cumpridos ao mais alto nível.
Muito provavelmente, a A-League negará o óbvio.
Bem, julgue por si mesmo, o que está errado: há um círculo, há um retângulo com cantos adicionais. Eles ficam lado a lado, formando a letra A. e daí?
E o fato é que se parece muito com uma marca de construção. A única diferença é que o retângulo com bordas levemente onduladas é mais suave, a cor é diferente.
A liga tem uma estranha tonalidade rosa-avermelhada, como uma baga verde, e o traço e o ponto em si são azul-escuros.
A construtora tem um círculo laranja como um grande ponto e a linha é preta. Existe também um pós-escrito do nome, executado inteiramente sob os elementos gráficos e no mesmo tom.
Claro, logotipos não são dois vestidos idênticos, nos quais dois convidados podem vir a uma festa e fazer beicinho um no outro. Isso é negócio, nada pessoal.