O novo tempo dita suas próprias regras de design. Da pretensão das linhas, eles voltaram à simplicidade e ao minimalismo. Na cultura atual, é muito mais comum encontrar desenhos descomplicados, símbolos, signos metafóricos que transmitem facilmente a ideia central dos valores da empresa ou da marca.
Recentemente apareceu um novo jornal chamado El Periódico de España. Para atrair a atenção de leitores em potencial, recorremos à agência de design Future Brandy McCann.
Como sabem, El Periodico de Espana é a nova era do grupo Prensa Ibérica, é um jornal simples e direto, próximo do espírito do leitor comum. Isso é exatamente o que o design deveria ser – familiar e consistente.
Tipografia cuidadosa da Arizona e Merriweather para legibilidade, composições simples no design permitem interação flexível com o público-alvo. O jornalismo em geral é construído sobre o conceito de comunicação, portanto, estabelecer uma conexão próxima com o leitor é uma tarefa primária e incrivelmente difícil. Principalmente quando se trata de um jornal recém-lançado no mercado.
É preciso ganhar confiança, evocar emoções positivas e se tornar uma autoridade para quem não sabia da existência de uma nova marca. Assim, trabalham no jornal 1200 jornalistas em diferentes territórios com o objetivo de poder transmitir informações ao público da forma mais adequada possível e dissipar dúvidas, contradições e defender a verdade.
Ao se adaptarem ao conteúdo mais brilhante, as seções de esportes, reportagens e cultura tornaram-se extremamente atraentes e deram seu próprio caráter, aumentando e diminuindo o tamanho dos textos e fontes.
Digitalmente, o novo design parece orgânico e fácil de perceber, o que é uma grande vantagem nos dias de hoje. É fácil supersaturar com informações, mas enviar informações de maneira moderada e bonita não está disponível para todos, mas apenas para profissionais.
Nesse sentido, a marca El Periodico de España equilibrou todas as faces – design e conteúdo, sendo um produto atraente para os leitores.
Quanto ao logotipo, a cor azul brilhante escolhida atrai imediatamente a atenção pela sua riqueza e “atividade”. Às vezes, tons de azul parecem água estagnada em um lago, onde nada está acontecendo, tudo está nublado e sem esperança.
Mas aqui está um fluxo jorrando de energia, informações, eventos. A dinâmica do ritmo de vida moderno é transmitida com muita competência em cores.
Quanto ao símbolo gráfico e à própria fonte, o branco foi escolhido para o contraste. No círculo branco no local da lacuna, vêem-se as linhas da edição impressa. A terceira linha tem uma pista gráfica, a “cauda” é uma referência ao fato de que a edição impressa também veicula adequadamente as informações na versão digital. Do lado direito há uma inscrição de jornal, sendo que o artigo “el” e a partícula “de” são desenhados de acordo com a grafia em espanhol, em minúsculas, e o próprio nome Periodico Espana – em maiúsculas.
A fonte é difícil de ler, pois tem elementos arredondados e rasgados no design, mas no geral parece moderna e legal, como para uma edição de jornal simples.
O que eles queriam investir no design reflete-se perfeitamente – estar na crista da onda, estar ciente dos últimos eventos e estar em um fluxo constante de notícias e eventos.