Antes da abertura do 55º Karlovy Vary International Film Festival (KVIFF), os organizadores apresentaram sua nova identidade corporativa original. Foi criado pelo estúdio criativo tcheco Studio Najbrt, localizado em Praga, que se baseou não apenas na missão principal do evento, mas também levou em consideração a importância do festival e sua rica história. Foi realizada pela primeira vez em 1946 em Marianske Lazne, então na Tchecoslováquia. Desde 1948, é realizado regularmente na pitoresca cidade termal de Karlovy Vary, na República Tcheca, no Thermal Hotel, tornando-se um dos festivais de cinema mais antigos do mundo, o mais importante da Europa Central e Oriental. No período de 1952 a 1994, o período de sua implantação foi alterado para 1 vez em 2 anos. Posteriormente, tornou-se anual novamente. O KVIFF pertence aos festivais da categoria A, que incluem exibições públicas de novos filmes, competições e prêmios. Autores e performers certamente comparecerão a esses eventos.
Tal nível requer uma abordagem especial para a formação da identidade corporativa, que é criada de novo antes de cada uma de suas participações. Mas o 55º ficou especial, pois era para acontecer em 2020, mas foi adiado por conta da COVID. Nesse sentido, os organizadores decidiram tornar a visualização não apenas original e única, como sempre foi. Requisitos mais rígidos foram impostos à nova identidade corporativa da 55ª competição, para que pudesse se destacar visualmente contra o pano de fundo de todos os festivais internacionais anteriores e semelhantes.
A nova visualização consiste em uma paleta contrastante em preto e branco, um jogo original elaborado com execução tipográfica de números. É feito com clareza de alta qualidade. Tudo se tornou um acréscimo espetacular ao estilo gráfico, que, segundo a pesquisa, atraiu atenção especial da maioria dos telespectadores. O estilo foi construído a partir da criação de uma atmosfera típica de um cinema, sua escuridão suave, na qual você só pode ver os olhos brilhantes e admiradores do público. Ao mesmo tempo, a paleta preto e branco está se tornando um símbolo do vestido de noite – um smoking, que é usado em eventos respeitados, sociais e de elite. O emblema consiste em dois olhos que originalmente formam o número “55”. É muito facilmente definido visualmente tanto como um número quanto como olhos devido à sua execução perfeita e clara – você só precisa mudar sua percepção visual da imagem, mudando as prioridades de valores.
Uma certa ludicidade na execução da composição reflete a alegria geral da oportunidade de reunir todos novamente, de passar um feriado, que foi cancelado devido a uma situação triste. A utilização deste logotipo original na performance digital e tipográfica tem proporcionado muitos momentos agradáveis na visualização de todo o material em um espaço interativo, em cartazes, imagem e outros materiais impressos. Os aplicativos adquiriram a visualização mais básica, proporcionada por um logotipo lacônico e interessante, bem como o uso de uma fonte sans serif de tamanhos iguais em todas as superfícies publicitárias e recursos digitais. A identidade adquiriu o máximo de atratividade, o que tornou a apresentação do início do festival de cinema especialmente procurada e popular.